Uma
coletiva na sede da Prefeitura de São Paulo, o Prefeito Fernando Haddad
e o Governador Geraldo Alckmin apresentaram oficialmente ontem de manhã
o Bilhete Único Mensal.
No
evento, as duas autoridades negaram que eventuais subsídios ao modelo
possam resultar no aumento da tarifa do transporte público na cidade em
2014, atualmente em R$ 3. Em junho, após intenso clamor popular, a dupla
revogou o aumento de R$ 0,20.
O
Bilhete Único Mensal passará a valer no próximo dia 30. Porém, menos de 20% de seu potencial
está preenchido. Até ontem, segundo a Prefeitura, 141 mil usuários
fizeram o cadastro necessário para ter acesso ao novo sistema de
cobrança, em um universo estimado de 861 mil pessoas.
“A
referência (com o uso do Bilhete Único Mensal) deixa de ser a ida ao
trabalho e passa a ser de usufruir a cidade”, disse Haddad, sobre a
possibilidade de andar de ônibus, Metrô e CPTM quantas vezes quiser no
período de 30 dias ao preço de R$ 230.
cadê
o bilhete?/ Apesar do clima de euforia dos políticos , nas ruas o que
se vê é um sistema defeituoso. O Bilhete Único comum desapareceu dos
pontos de venda das estações do Metrô Santa Cecília, Marechal Deodoro e
Barra Funda, todas no Centro.
“Os
cartões chegam às quintas-feiras de manhã. Mas a quantidade é tão
pequena que em duas horas acaba tudo”, disse uma funcionária do ponto de
venda da Estação Marechal Deodoro.
Situação
similar foi flagrada na Barra Funda. “Chegou hoje (na quinta-feira) de
manhã, mas acabou rapidinho. Agora, vai ter nova remessa apenas na
próxima quarta ou quinta-feira”, disse a atendente.
Na
Estação Santa Cecília, a funcionária do guichê limitou-se a dizer que
não havia cartões à venda. “Não faz muito tempo esqueci o bilhete em
casa e fui comprar um na Barra Funda, mas não tinha. Tive de comprar o
bilhete unitário de papel e fiquei sem o direito de fazer a integração
com o ônibus pagando menos”, reclamou a artesã Vanderléia Moraes
Monteiro.
Em nota, a
SPTrans informou que não foi avisada pela empresa terceirizada
responsável pela venda do Bilhete Único comum sobre a falta de cartões
para os usuários nas estações. A autarquia municipal também garantiu
que “mensalmente abastece a cidade com cerca de 300 mil novos cartões”.
De
acordo com a SPTrans, o número é suficiente para que não falte o
bilhete nos postos de venda. “A distribuição de cartões é feita pela
SPTrans diretamente às empresas autorizadas a vender crédito de
transporte público e a gestão da quantidade direcionada para cada um dos
pontos de recarga é feita pelas credenciadas.”
Já
a Rede Ponto Certo, empresa que tem o direito de explorar a venda do
Bilhete Único em São Paulo, também em nota, esquivou-se da
responsabilidade e informou “que a emissão e o fornecimento dos cartões
de Bilhete Único para as empresas credenciadas é de responsabilidade da
SPTrans”. “Faltas de cartões podem ocorrer em momentos de picos, mas
são repostos com urgência”, diz a empresa.
Alguém vai ter de pagar a conta
Antes
de mais nada, é preciso ressaltar que, apesar de tardia, a criação do
Bilhete Único Mensal é uma boa novidade pois permite uma flexibilização
do sistema, atualmente engessado a moldes por vezes ultrapassados.
Portanto, trata-se de uma real tentativa das esferas municipal e
estadual de ajudar a população que depende do transporte público para se
locomover.
Apesar
disso, tanto a Prefeitura como o governo do estado terão de aumentar o
número de ônibus, trens e Metrô nos finais de semana. A adesão ao
Bilhete Único Mensal valerá a pena, principalmente, para quem usar o
modelo aos domingos e feriados, dias em que a frota é menor.
Obviamente,
crescerá a demanda e, consequentemente, aumentarão os custos das
empresas do setor, de pagamento de hora extra a combustível e manutenção
técnica. Resta saber quem vai pagar essa conta.
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