Frota K do Metrô |
Na semana em que um trem da Frota K apresenta uma falha um tanto
quanto inusitada, para não dizer quase trágica, quando as portas se
abrem nos dois lados em uma estação que tem apenas um lado para
desembarque, se levanta a discussão sobre a modernização dos 98 trens do
Metrô, e mais especificamente os antigos trens Cobrasma.
Segundo publicação do Jornal “Rede Brasil Atual“,
o mesmo trem mencionado acima, descarrilou em 5 de agosto, nas
proximidades da Estação Palmeiras-Barra Funda, na Linha 3-Vermelha. O
Jornal afirma que a ocorrência não foi divulgada publicamente, mas está
registrada nos sistemas de segurança do Metrô.
A composição K07 pertence à frota K, reformada pelo consórcio
MTTrens, integrado por MPE, Temoinsa e TTrans. Esta última é uma das
empresas envolvidas nas denúncias de formação de cartel para burlar a
concorrência em licitações para modernização de trens.
A reportagem mostra ainda um levantamento informal realizado por
metroviários da Linha 3-Vermelha que atesta: apesar de serem novos, os
trens da frota K apresentam quantidade de defeitos até quatro vezes
maior que as composições antigas, com cerca de 30 anos de uso. Algumas
chegam a registrar média de 35 problemas técnicos por dia.
Na semana passada, funcionários constataram que até mesmo os
extintores de incêndio de alguns trens da frota K estão com a validade
vencida pelo menos desde abril. “Houve um dia em que eu mesmo estava no
K07 quando constatei que o sinalizador de falhas não estava funcionando.
Poderia ocorrer qualquer problema que o operador não teria informação
nenhuma”, denuncia um condutor da Linha 3. “Para piorar, fiz um teste e
percebi que o botão de emergência, quando acionado pelo usuário, não
tocaria nenhum alarme na cabine”, continua, apontando defeitos básicos
na segurança do sistema. “Somando essas duas falhas, o trem poderia
estar pegando fogo e o operador não saberia. O usuário tentaria
informá-lo através do botão de emergência e não conseguiria, pois não se
escutaria nenhum alerta na cabine. Essas falhas foram registradas. E
são constantes.”
Dos 25 trens da Frota C, 4 deles estão na empresa TTrans em processo
de modernização, 14 deles foram reformados e passaram a ser da Frota K.
Destes, sete prestam serviços na Linha 3-Vermelha e futuramente na Linha 2-Verde
Fonte
da Notícia: Via Trólebus
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