O Metrô afirmou que "tem fornecido todos os esclarecimentos
e documentos solicitados pelo Ministério Público, já que se trata da
maior interessada em averiguar as denúncias". A estatal disse que "é
errada a premissa de comparação dos custos de reforma dos 98 trens
modernizados com os custos de aquisição dos 26 trens da Linha 5". "As
licitações para a modernização dos trens foram realizadas em 2008 e 2009
e tiveram como referência o custo da compra de 17 novos trens,
realizada em julho de 2008. Os trens da Linha 5 foram adquiridos somente
em 2011", diz o Metrô.
A empresa afirmou ainda que, "na comparação correta, o custo unitário da
modernização dos 98 trens das Linhas 1 e 3 saiu em torno de 60% de um
trem novo, proporção esta que justifica a opção pela modernização e não
pela compra". Acrescentou, também, que "vem fazendo periodicamente o
acompanhamento da variação cambial e, até o final do contrato, realizará
o equilíbrio econômico-financeiro".
De sua parte, a Siemens disse refutar "quaisquer acusações que não sejam
baseadas em provas validadas por órgãos oficiais competentes e que
denigram a imagem, seja da empresa, de governos, partidos políticos,
pessoas públicas ou privadas, ou qualquer integrante da sociedade". A
empresa alemã disse cooperar "integralmente com as autoridades,
manifestando-se oportunamente quando requerido". E explicou que, por
causa da confidencialidade do caso, não pode se manifestar sobre
reportagens.
Fonte da Notícia: O Estado de São Paulo
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