O novo edital do transporte público na cidade abrirá caminho para a
criação de linhas noturnas que façam o trajeto do metrô. A licitação
deve ser lançada "nos próximos dias", segundo a Secretaria Municipal de
Transportes.
Atualmente, a cidade tem 98 itinerários de ônibus noturnos. Os intervalos entre um coletivo e outro, no entanto, podem ultrapassar uma hora.
Após a lei seca, aumentou a pressão da população para uma alternativa de transporte público de qualidade durante a noite.
O debate sobre de quem é a responsabilidade sobre o assunto deve ser tema das eleições para o governo do Estado no ano que vem.
A direção do Metrô, gerido pelo governo estadual, afirma ser impossível a adoção do sistema de trens 24 horas na cidade em curto prazo.
A administração municipal ainda estuda quais linhas e como implementar o transporte noturno na cidade. Entre os quesitos avaliados, estão a demanda dos itinerários nas regiões e sua viabilidade econômica.
Tecnologia
Atualmente, a cidade tem 98 itinerários de ônibus noturnos. Os intervalos entre um coletivo e outro, no entanto, podem ultrapassar uma hora.
Após a lei seca, aumentou a pressão da população para uma alternativa de transporte público de qualidade durante a noite.
O debate sobre de quem é a responsabilidade sobre o assunto deve ser tema das eleições para o governo do Estado no ano que vem.
A direção do Metrô, gerido pelo governo estadual, afirma ser impossível a adoção do sistema de trens 24 horas na cidade em curto prazo.
A administração municipal ainda estuda quais linhas e como implementar o transporte noturno na cidade. Entre os quesitos avaliados, estão a demanda dos itinerários nas regiões e sua viabilidade econômica.
Tecnologia
O novo contrato dos ônibus também exigirá contrapartidas de
tecnologia por parte das empresas. A capital tem uma frota de cerca de
15 mil coletivos, entre ônibus e vans.
Os dispositivos validadores deverão ter leitura biométrica, para possibilitar o bilhete único mensal, e conexão com sistema de GPS. Os equipamentos mais modernos devem permitir que os gastos com transporte público no bilhete único possam ser debitados em conta.
A Prefeitura afirma que a promessa de campanha de Fernando Haddad de implantar o bilhete único mensal começará a ser cumprida já a partir de novembro.
O subsídio para as empresas de ônibus deve aumentar em R$ 400 milhões por ano, por causa do bilhete único mensal. Em 2012, a Prefeitura desembolsou com ele R$ 953 milhões. Neste ano, a previsão de gasto é de R$ 1,2 bilhão
Os dispositivos validadores deverão ter leitura biométrica, para possibilitar o bilhete único mensal, e conexão com sistema de GPS. Os equipamentos mais modernos devem permitir que os gastos com transporte público no bilhete único possam ser debitados em conta.
A Prefeitura afirma que a promessa de campanha de Fernando Haddad de implantar o bilhete único mensal começará a ser cumprida já a partir de novembro.
O subsídio para as empresas de ônibus deve aumentar em R$ 400 milhões por ano, por causa do bilhete único mensal. Em 2012, a Prefeitura desembolsou com ele R$ 953 milhões. Neste ano, a previsão de gasto é de R$ 1,2 bilhão
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