São Paulo vai contar com mais nove estações de metrô até o final de 2014. Segundo a Secretaria de Transportes Metropolitanos, ainda neste
ano, serão entregues a estação Adolfo Pinheiro, da Linha 5-Lilás, e as Estações Terminal Vila Prudente e Oratório, da Linha 15-Prata.
Para o ano que vem, a promessa é entregar as estações São Paulo-Morumbi, Faria Lima, Fradique Coutinho, Oscar Freire e Higienópolis, da Linha 4-Amarela. Ainda em 2014, deve ser inaugurado o primeiro trecho do monotrilho da Linha 17-Ouro, que vai ligar o aeroporto de Congonhas à estação Morumbi. Nessa estação será feita a integração com a Linha 9-Esmeralda da CPTM.
De acordo com o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, a entrega dessas estações vai ajudar a reduzir a superlotação do sistema. “Teremos mais conexões. Isso vai evitar que um passageiro tenha que andar um trecho desnecessário para chegar até o seu destino”, afirma Fernandes.
Pelo metrô, circulam diariamente 4,6 milhões de passageiros. Em horários de pico, a média chega a oito passageiros por metro quadrado, quando o recomendado são no máximo seis por metro quadrado. Na linha Vermelha, o número chega, em alguns horários, a 11 pessoas por metro quadrado.
O Metrô também vai construir novas saídas nas estações Paulista e Luz, para tentar reduzir a superlotação nas áreas de transferência para a Linha 4-Amarela. Na Paulista, a companhia fará um túnel com saída na Rua Bela Cintra. O objetivo é que os passageiros que estiverem na região da Avenida Paulista acessem a linha 4 sem precisar passar pela estação Consolação.
Na estação da Luz, ainda não estão definidos os locais onde serão feitas as novas saídas. Não há data para o início das obras.
Além dos novos acessos, o Metrô aposta na inauguração, em 2015, das Estações Santa Cruz e Chácara Klabin, da Linha 5-Lilás, para desafogar as conexões da Linha 4. “Essa linha vai ajudar a espalhar ainda mais os passageiros, evitando que haja uma grande concentração em ramais de transferência”, diz o secretário.
SPR: UMA LENDA INGLESA. QUARTO CAPÍTULO- DAQUI A POUCO NO BLOG
JORNAL DA CPTM. www.jornaldacptm.blogspot.com.br E TAMBÉM NO NOSSO FACEBOOK
SIGA NOSSO NOVO TWITTER https://twitter.com/JornaldaCPTM
Nenhum comentário:
Postar um comentário