Foto ao Lado: Rampas de Baldeação entre as Linha 2- Verde e 4- Amarela na Estação Paulista/Consolação
Pela Vila Madalena, Zona Oeste, entraram, em 2012, 28 mil usuários por dia. No ano anterior, a média era de 31 mil entradas. No Anhangabaú, no Centro, a redução foi de 88 mil passageiros em 2011 para 80 mil no ano passado.
O consultor em transporte Horácio Figueira afirma que a inauguração das estações da Linha 4-Amarela em 2011 provocou uma redistribuição na rede. “Isso, porém, não alivia o Metrô como um todo, pois o novo tronco também atrai novos usuários.” Os números comprovam a tese: no geral, o total de usuários cresceu 8%.
“Para entender por que as estações perderam passageiros é preciso uma pesquisa que leve em conta linhas de ônibus.” No caso do Anhangabaú, diz Figueira, há uma linha de ônibus importante que tem o Campo Limpo como origem. “Cito um exemplo pessoal. Usuários dessa linha que antes pegavam Metrô no Anhangabaú podem ter migrado para a parada Faria Lima. Eu já fiz isso.”
O analista Marcelo Santos, de 38 anos, é um exemplo de usuário que deixou a Vila Madalena. Morador da Rua Girassol, ele prefere a Faria Lima para ir ao Centro. “Vou à República sem baldeação”, diz. A República, que integra a Linha Amarela desde setembro de 2011, é a estação cuja procura mais cresceu – passou de 85 mil usuários por dia em 2011 para 172 mil em 2012. Com isso, as entradas na Sé diminuíram 2%.
Pela Vila Madalena, Zona Oeste, entraram, em 2012, 28 mil usuários por dia. No ano anterior, a média era de 31 mil entradas. No Anhangabaú, no Centro, a redução foi de 88 mil passageiros em 2011 para 80 mil no ano passado.
O consultor em transporte Horácio Figueira afirma que a inauguração das estações da Linha 4-Amarela em 2011 provocou uma redistribuição na rede. “Isso, porém, não alivia o Metrô como um todo, pois o novo tronco também atrai novos usuários.” Os números comprovam a tese: no geral, o total de usuários cresceu 8%.
“Para entender por que as estações perderam passageiros é preciso uma pesquisa que leve em conta linhas de ônibus.” No caso do Anhangabaú, diz Figueira, há uma linha de ônibus importante que tem o Campo Limpo como origem. “Cito um exemplo pessoal. Usuários dessa linha que antes pegavam Metrô no Anhangabaú podem ter migrado para a parada Faria Lima. Eu já fiz isso.”
O analista Marcelo Santos, de 38 anos, é um exemplo de usuário que deixou a Vila Madalena. Morador da Rua Girassol, ele prefere a Faria Lima para ir ao Centro. “Vou à República sem baldeação”, diz. A República, que integra a Linha Amarela desde setembro de 2011, é a estação cuja procura mais cresceu – passou de 85 mil usuários por dia em 2011 para 172 mil em 2012. Com isso, as entradas na Sé diminuíram 2%.
O FERROVIÁRIO- ULTIMAS
SEMANAS. DE SEGUNDA A SEXTA ÁS 18:30 NO BLOG JORNAL DA CPTM. www.jornaldacptm.blogspot.com.br
E TAMBÉM NO NOSSO FACEBOOK
UMA FERROVIA COMO VOCÊ
NUNCA VIU ANTES! EM ABRIL, O PODER INGLÊS ENTRA NA SUA CASA
Nenhum comentário:
Postar um comentário