Depois de quase seis meses do lançamento do edital do prolongamento
da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo, o investimento total no projeto,
previsto pelo governo de São Paulo, ficou R$ 1,1 bilhão mais caro. A
obra vai estender a linha da Vila Prudente, na região leste de São
Paulo, à rodovia Presidente Dutra, próximo à divisa com Guarulhos, terá
13,5 quilômetros de extensão e 12 estações. O projeto recebeu na semana
passada licença ambiental prévia.
Foto ao Lado: Frota G rodando em seus últimos meses na Linha 2- Verde
O lançamento do edital da obra ocorreu em 15 de outubro de 2012 e foi
feito pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, em ato na
estação Corinthians-Itaquera, na região leste. Na época, Alckmin afirmou
que o investimento total, incluindo trens, sistema elétrico e obras,
chegaria a R$ 7,7 bilhões, com recursos totalmente aplicados pelo
governo do Estado. Ontem, o Metrô informou que o investimento saltou
para R$ 8,8 bilhões, 14,3% a mais do que o inicialmente previsto.
De acordo com o Metrô, o processo de pré-qualificação para
contratação das obras de extensão da Linha 2-Verde está em andamento e
ainda não há valor final para o intervenção, já que ainda não há projeto
básico da obra. "Os custos estimados para a licitação só serão
estabelecidos após a conclusão dos projetos básicos. O valor de R$ 8,8
bilhões é apenas uma projeção, que é uma exigência legal", informou a
empresa em nota.
O Metrô afirmou ainda que para o financiamento do projeto está
contratando uma linha de R$ 1,5 bilhão com o Banco Nacional de
Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e que estuda outras formas de
financiamento. A estimativa da companhia é concluir o primeiro trecho
do projeto no fim de 2018 e a linha completa em 2019.
A licença prévia foi emitida pela Companhia Ambiental do Estado de
São Paulo (Cetesb), mas ainda não permite o início das obras. De acordo
com a assessoria de imprensa do Metrô, para garantir o começo da
intervenção, a companhia entrará agora com processo de solicitação da
licença ambiental de instalação.
Com o prolongamento, a Linha 2-Verde, que começa na Vila Madalena,
região oeste de São Paulo, fará interligação com a Linha 3-Vermelha, na
estação Penha. O número de passageiros que serão transportados quando a
obra estiver concluída também mudou. No lançamento do edital do
prolongamento, a previsão era que esse número saltaria para 1,1 milhão.
Agora, a previsão é transportar 1,7 milhão de passageiros.
A linha é uma das sete previstas para os próximos anos pela
Secretaria de Transportes Metropolitanos. Até 2015, o sistema
metroferroviário deve receber mais 30 quilômetros de metrô e 41
quilômetros de trem da CPTM. Entre os projetos previstos para os próximos anos estão a
conclusão da Linha 4-Amarela do metrô (Luz-Vila Sônia), obras da
extensão da Linha 5-Lilás (Santo Amaro-Chácara Klabin), início do
monotrilho da Linha 17-Ouro (Aeroporto de Congonhas-Morumbi), da Linha
13-Jade da CPTM (Engenheiro Goulart-Aeroporto de Guarulhos), do
monotrilho da Linha 15-Prata (Vila Prudente-São Mateus), da Linha
6-Laranja (Brasilândia-São Joaquim), e da Linha 20-Rosa (Lapa-Moema).
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