A Secretaria dos Transportes Metropolitanos de São Paulo (STM)
realizou na manhã desta terça-feira (12/03) uma audiência pública para
apresentar a modelagem da Parceria Público- Privada (PPP) da futura
Linha18-Bronze do Metrô de São Paulo, que será um monotrilho.
Com 14,355 quilômetros de extensão, a linha com 12 estações ligará
Tamanduateí (Linha-2 Verde) ao Paço Municipal de São Bernardo do Campo,
passando por Santo André e São Caetano, na Grande São Paulo. Segundo
previsão da STM, os 25 trens que circularão pela linha transportarão
304,5 mil passageiros por dia.
A empresa que vencer a concorrência será responsável por toda a
construção da linha, além de obter as licenças necessárias, realizar
todas as desapropriações, adquirir os equipamentos e material rodante da
linha. A empresa vencedora também deverá operar e manter a linha
durante o período de concessão, que é de 24 anos - quatro para
construção da linha e 21 para operação.
De um custo total de R$ 3,01 bilhões, o governo dará aporte de R$
1,67 bilhão, sendo R$ 400 milhões do Orçamento Geral da União e R$ 1,27
bilhão de financiamento do PAC 2.
O edital está previsto para ser lançado na segunda quinzena de abril
deste ano. O término da consulta pública ocorrerá em maio e a aprovação
final pelo conselho gestor acontecerá em junho, quando também deve ser
publicada a ata. A previsão de início das obras é 2014 e a conclusão em
quatro anos.
No primeiro chamamento público, realizado em fevereiro do ano
passado, para a manifestação de interesse para o desenvolvimento de
estudos e modelagem para Linha 18-Bronze, 12 empresas declararam
interesse no desenvolvimento dos estudos. No dia 16 de julho de 2012,
prazo final para apresentação dos estudos, as empresas Brasell, CMT,
Invepar-Queiroz Galvão-Bombardier e Odebrecht apresentaram propostas.
O
FERROVIÁRIO. DE SEGUNDA A SEXTA ÁS 18:30 NO BLOG JORNAL DA CPTM. www.jornaldacptm.blogspot.com.br
E TAMBÉM
NO NOSSO FACEBOOK
Nenhum comentário:
Postar um comentário