O Governo Estadual e a Empresa Brasileira de
Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) definiram o local de uma das estações
mais aguardadas da Linha 17-Ouro do Metrô, que será feita em forma de
monotrilho: a do Aeroporto de Congonhas. Será construída na Rua Rafael Iório,
quase na esquina com a Avenida Washington Luís, na zona sul, mas do lado oposto
do aeroporto. O acesso dos passageiros à estação será feito por meio de uma
passagem subterrânea de 80 a 100 metros, que será construída sob um túnel já
existente ali, o Paulo Autran.
A definição enterra de vez os planos do Metrô
de fazer uma estação embaixo do aeroporto, como era previsto inicialmente.
Também fica descartada a construção do acesso a partir do saguão principal de
Congonhas. Agora, o túnel vai sair de uma área na frente do guarda-volumes do
aeroporto, diante de uma das entradas do edifício-garagem, no subsolo. É no
mesmo piso onde param os ônibus fretados e onde os passageiros pegam táxi ao
desembarcar.
O túnel será semelhante ao que existe na
ligação entre as Estações Consolação da Linha 2-Verde e Paulista da Linha
4-Amarela. A ideia em Congonhas é também colocar esteiras rolantes para
facilitar a caminhada. O percurso, porém, é bem maior: na Paulista, são cerca de
40 metros de esteira.
No túnel do aeroporto, será pelo menos o dobro.
"Isso não é raro. Em outros locais, você anda 300, 400 metros. Cem metros é
bastante razoável, tem caminhadas bem maiores. Estamos analisando a necessidade
da esteira", disse o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir
Fernandes. A entrada no túnel vai poder ser feita por escada rolante e
elevador.
Pelo menos uma desapropriação é certa para que
a estação saia do papel. Parte do terreno do Corpo de Bombeiros, que fica na Rua
Rafael Iório, terá de ceder lugar à futura estação. Por enquanto, não há
interdições previstas no trânsito da região.
Atraso
As obras da Linha 17-Ouro já estão em andamento
desde março e a colocação dos pilares que sustentarão o monotrilho já interditam
parcialmente o trânsito da Avenida Jornalista Roberto Marinho. As primeiras
estações, porém, só vão ficar prontas no segundo semestre de 2014, depois da
Copa. A promessa inicial era que saísse em junho, dias antes do Mundial, mas o
governo culpa um atraso de oito meses na obtenção da licença ambiental.
O monotrilho será construído em fases - a
estação do aeroporto faz parte do primeiro lote. Neste primeiro trecho, terá
oito estações e ligará o aeroporto à Estação Morumbi da CPTM
Na segunda fase, cruza o Rio Pinheiros em
direção a Paraisópolis e Morumbi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário