Uma das quatro empresas autorizadas a vender
créditos do Bilhete Único dentro das estações do Metrô não repassou os valores
que recebeu dos usuários para a SPTrans, que gerencia o sistema. Com isso, as
recargas do vale-transporte em 17 estações foram suspensas.
A SPTrans disse, em nota, que a empresa
Serviços Digitais Ltda. atrasou os repasses de créditos nos últimos meses e há
15 dias deixou de enviar os valores à autarquia. A partir de então, os guichês e
as máquinas da Serviços Digitais não podem mais vender recarga do Bilhete
Único.
O Metrô também informou que já multou a empresa
em cerca de R$ 10 milhões por má prestação de serviço de recarga. A SPTrans
aplicou mais de 30 multas e ainda iniciou um processo de descredenciamento da
Serviços Digitais por descumprimento do contrato.
Segundo a SPTrans, em 2010, o Metrô abriu
licitação para oferecer o serviço de recarga em todas as estações. Os locais
foram divididos entre as quatro empresas vencedoras.
As estações onde não está havendo recarga do
Bilhete Único são: Ana Rosa, Vila Mariana, Santa Cruz, Praça da Árvore, Saúde,
São Judas, Tucuruvi, Parada Inglesa, Jardim São Paulo-Ayrton Senna, Santana,
Armênia, Corinthians-Itaquera, Artur Alvim, Patriarca, Guilhermina-Esperança,
Vila Matilde e Penha.
A alternativa para quem precisar do serviço,
segundo a SPTrans, é recorrer a um dos 28 terminais de ônibus da cidade de São
Paulo e também a bancas de jornais, bares, restaurantes e casas lotéricas. Em
outras 46 estações do Metrô o sistema funciona normalmente. A recarga também
pode ser feita pela internet, no www.sptrans.com.br.
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