Desde ontem, passageiros de metrô da zona sul de São Paulo podem embarcar em ônibus do Terminal Santo Amaro da SPTrans sem pagar passagem. A gratuidade é uma tentativa do Metrô de retirar usuários da superlotada Linha 9-Esmeralda da CPTM. Mas a economia de dinheiro também significa gasto de tempo: a viagem de ônibus pode ser quatro vezes mais demorada do que de trem e metrô.
O jornal O Estado de S. Paulo testou a oferta do Metrô na quinta-feira (11). Partiu da Estação Santo Amaro, da Linha 5-Lilás do Metrô, na zona sul, com destino ao Shopping Iguatemi, na Avenida Brigadeiro Faria Lima. Um repórter foi de ônibus, outro de trem e metrô. Pelos trilhos, a viagem foi feita em 30 minutos. De ônibus, usando a Linha 637P (Terminal Santo Amaro-Pinheiros), durou 1h57.
A diferença de tempo é justamente um dos fatores que fizeram a Linha 9-Esmeralda superlotar. O resultado do teste é que o trânsito torna a viagem de ônibus praticamente inviável. Nos trilhos, embora haja superlotação, há um trem atrás do outro e o percurso não tem interrupções. Já os coletivos ficam presos nos semáforos, mesmo nos corredores. E motoristas tentam abrir espaço a buzinadas.
Descontos
O jornal O Estado de S. Paulo testou a oferta do Metrô na quinta-feira (11). Partiu da Estação Santo Amaro, da Linha 5-Lilás do Metrô, na zona sul, com destino ao Shopping Iguatemi, na Avenida Brigadeiro Faria Lima. Um repórter foi de ônibus, outro de trem e metrô. Pelos trilhos, a viagem foi feita em 30 minutos. De ônibus, usando a Linha 637P (Terminal Santo Amaro-Pinheiros), durou 1h57.
A diferença de tempo é justamente um dos fatores que fizeram a Linha 9-Esmeralda superlotar. O resultado do teste é que o trânsito torna a viagem de ônibus praticamente inviável. Nos trilhos, embora haja superlotação, há um trem atrás do outro e o percurso não tem interrupções. Já os coletivos ficam presos nos semáforos, mesmo nos corredores. E motoristas tentam abrir espaço a buzinadas.
Descontos
O desconto oferecido pelo Metrô é o pagamento da integração com ônibus (R$ 1,65). Com isso, pelo menos parte dos usuários poderia, em tese, deixar de usar o trem - a economia, em um ano, é de R$ 435,60.
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