A ViaQuatro e Terra lançam iniciativa inédita no
Brasil, com avançada tecnologia em telas de grandes formatos e diversos tipos de
redes para exibir conteúdos diferentes simultaneamente
Os usuários que passarem pela estação Pinheiros
da Linha 4-Amarela a partir desta semana, serão os primeiros passageiros do
sistema metroviário do Brasil a receber notícias diárias por meio de telas de
grandes formatos. Trata-se de um projeto pioneiro de videowall desenvolvido pelo
Terra, maior empresa latino-americana de mídia digital, para a ViaQuatro,
concessionária que opera a Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo.
A primeira fase de testes do projeto acontece
na estação Pinheiros, com a instalação de dez videowalls, que possuem alta
definição. A tecnologia aplicada permite criar um modelo integrado que une
formatos de diversos tipos de redes, razão pela qual as telas poderão mostrar,
ao mesmo tempo, conteúdos iguais ou diferentes.
A previsão é de que o projeto seja estendido
para todas as estações em operação da Linha 4-Amarela até o final deste ano. A
próxima a receber os grandes monitores será a estação Paulista.
No total, serão 42 videowalls compostos por até
nove monitores, posicionados em locais estratégicos, como entrada da estação,
bilheteria, escadas, corredores e plataformas, para que os usuários possam
acompanhar o conteúdo ao longo de todo o caminho dentro da estação.
O tamanho e a quantidade de telas de cada
videowall foram definidos de acordo com o local e a distância de visualização
dos usuários.
Informação sob medida - O conteúdo transmitido
nos painéis instalados nas entradas, corredores e escadas será mais rápido,
orientado para o serviço e para as informações mais importantes do dia. Já nas
bilheterias e plataformas, o conteúdo terá duração um pouco mais longa e
abordará assuntos variados.
Os grandes formatos em videowall complementam o
projeto de mídia digital desenvolvido pelo Terra, que já está em funcionamento
nos monitores instalados no interior dos trens. Pelos monitores, os passageiros
podem ficar informados a respeito dos assuntos do dia, locais e nacionais, como
economia, esportes, previsão do tempo, trânsito, educação, entretenimento, moda
e saúde, entre outros. Nos destaques, estão os gols dos principais campeonatos
de futebol e informações culturais da cidade.
Sobre a ViaQuatro: A concessionária tem seu
capital social dividido da seguinte maneira: 58% são detidos pelo Grupo CCR, 30%
pela Montgomery Participações S.A., 10% pela Mitsui & Co. Ltda, 1% pela RATP
Developpement S.A. e 1% pela Benito Roggio Transporte S.A. Assinou em novembro
de 2006 o primeiro contrato de Parceria Público-Privada com o governo do Estado
de São Paulo, para operar e manter a Linha 4-Amarela do metrô. Cabe à
concessionária adquirir os trens previstos no contrato (14 para a primeira fase
e até 15 para a segunda), os sistemas de sinalização, centro de controle
operacional e comunicação móvel.
Sobre o Terra: Criado há 12 anos, Terra é a
maior empresa latino-americana de mídia digital, ao atrair mensalmente cerca de
100 milhões de pessoas na região em que atua. Com sede no Brasil, o Terra está
presente em outros 16 países da América Latina, Espanha e Estados Unidos, onde
foi eleito uma das companhias mais inovadoras do mundo pela publicação Fast
Company em 2011. Baseado no tripé informação, entretenimento e esportes, o Terra
é reconhecido pela excelência em conteúdo e serviços on-line, consumidos em
múltiplas telas, como a recente transmissão dos Jogos Olímpicos de Londres, ao
vivo para toda a América Latina, em até 36 canais simultâneos. O Terra conta,
ainda, com canais e produtos de indiscutível sucesso, como Sundaytv e Sonora,
referências internacionais em suas categorias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário