Já faz quase um ano que as mais recentes estações do metrô foram abertas.
Mesmo sem o acréscimo de paradas, o movimento na rede não para de subir. Na
quinta-feira, as linhas do sistema registraram um recorde histórico de
passageiros transportados: 4,7 milhões. Na véspera do 7 de Setembro, a Companhia
Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) também registrou recorde: 2,8 milhões de
passageiros transportados.
Os dados foram anunciados ontem pelo secretário estadual de Transportes
Metropolitanos, Jurandir Fernandes, durante uma audiência pública sobre a futura
Linha 6-Laranja na zona sul. "(Foram) 7,5 milhões de passageiros transportados,
se bem que em um dia de pico. Mas em estado de regime (ou seja, nos dias de
movimento normal), já estamos em 7,2 milhões." O secretário se referia aos dois
sistemas combinados.
No caso específico do metrô, o salto foi de 1 milhão de pessoas no
comparativo com a média de passageiros transportados por dia útil no início de
2011. Essa quantidade crescente de usuários em um sistema sobre trilhos com o
mesmo tamanho se reflete na superlotação, especialmente nas horas do rush.
Afastada do trabalho por uma doença e passageira diária, a ajudante de
limpeza Maria Carmelita dos Santos, de 56 anos, reclama do invariável
empurra-empurra para entrar nos vagões nos momentos mais cheios. Ela diz já ter
caído uma vez em uma situação dessas. "Só vai melhorar quando decidirem
construir mais linhas."
O próprio Fernandes admite essa necessidade e afirma que o governo do Estado
já começou a trabalhar. "A população quer mais, quer trilhos. E para resolver
isso, estamos fazendo quatro linhas de metrô ao mesmo tempo (obras nas linhas
4-Amarela, 5-Lilás, 15-Prata e 17-Ouro), e também fazendo extensão na CPTM (na
Linha 8-Diamante, em Itapevi)."
Além disso, o secretário garante que há mais por vir, como o prolongamento da
Linha 2-Verde até a Via Dutra, e a construção das Linhas 6-Laranja, entre
Brasilândia e a região central, e 18-Bronze (o monotrilho do ABC). Já o assessor
técnico da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) Marcos Bicalho diz
que a superlotação do metrô é consequência da eficiência do sistema. "Se a
pessoa optar pelos ônibus vai enfrentar igualmente a superlotação e vai ficar
presa no trânsito."
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