Entre os dias 13 e 16/09/2016, foi realizado pela AEAMESP, em paralelo à
METROFERR EXPO, a 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, no Centro
de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.
No mesmo evento foi realizada a cerimônia de entrega do 3º Prêmio
Tecnologia e Desenvolvimento Metroferroviários, logo após a abertura dos
sete dias de encontros, das 14h às 15h30, com realização da ANPTrilhos e da CBTU com o apoio da AEAMESP.
Um dos temas debatidos foi sobre as concessões de sistemas
metroviários. Na visão do consultor em Transportes, Peter Alouche, as
PPPs envolvem riscos na implantação e operação das linhas. Os
financeiros e os relativos à demanda, são levados em conta nos contratos
de concessão.
“A relação contratual entre o Poder Público e os operadores,
para se garantir uma operação eficaz e segura, é garantida, atualmente
por uma Comissão subordinada à Secretaria de Transportes Metropolitanos,
mas será gerenciada futuramente por uma Agência Reguladora do
transporte público a ser criada. Em caso de problemas e de conflitos nos
níveis estratégico e tático na integração do transporte, os
responsáveis pelas decisões a tomar são o Poder Público e a Agência
Reguladora. Esta terá um caráter de supervisão contratual e de
arbitragem em caso de conflito, mas é no nível operacional que surgem
problemas e conflitos que, normalmente, não são previstos nos contratos e
que exigem medidas imediatas, “on-line”, para garantir a continuidade, a
eficiência e a segurança do transporte”, afirma o consultor.
Alouche que teve uma apresentação, no dia 16/09/2016, das 10h40 às 12h20, sobre o tema “As PPPs e concessões da rede metroferroviária na Região Metropolitana de São Paulo: Riscos na Segurança Operacional”
Nenhum comentário:
Postar um comentário