Com dificuldades financeiras e número de passageiros
pagantes em queda, o Metrô de São Paulo quer turbinar suas atividades fora dos
trilhos para obter mais receitas.
Uma das estratégias da empresa para isso é a concessão à
iniciativa privada de centros comerciais e shoppings em estações integradas a
terminais de ônibus da cidade.
Cinco projetos já estão em andamento: a expansão do Shopping Metrô
Itaquera, com aumento de 50% em seu tamanho e investimento de R$ 275 milhões, e
a construção de shoppings ou centros comerciais nas Estações Marechal Deodoro,
Vila Mariana, Vila Madalena e São Bento.
O plano do Metrô é atingir 17 terminais de integração com
empreendimentos privados nos próximos anos.
Raquel Verdenacci, gerente de novos negócios da companhia,
disse à Folha que, nesse pacote de 17 estações, a empresa não está aberta
somente para shoppings, mas também para centros hospitalares ou educacionais.
"O que fazemos é oferecer a exploração do espaço aéreo
das nossas propriedades. O que será explorado fica a critério dos
interessados", diz.
Atualmente, o Metrô tem cinco shoppings que funcionam em
sistema de concessão. Esse modelo define uma remuneração mínima anual ou um
percentual do faturamento bruto do centro comercial (o valor que for maior)
como contrapartida em troca da exploração da área.
Somados, os shoppings Itaquera, Santa Cruz, Tucuruvi,
Boulevard Tatuapé e Tatuapé renderam receita de R$ 46 milhões ao Metrô em 2015.
Isso representa 25% do total de R$ 186,4 milhões das
receitas não tarifárias obtidas pela companhia no ano passado. É um valor
superior ao obtido na exploração de publicidade, lojas e espaços nas estações e
telefonia.
Embora os números e prazos desse projeto de expansão
comercial ainda sejam sigilosos, somente a ampliação do shopping Itaquera
renderá R$ 4 milhões adicionais à empresa. Essa obra deverá estar pronta para o
Dia das Mães de 2018, ano em que também deve ser inaugurado o empreendimento da
estação Marechal Deodoro, cuja documentação já está em análise na prefeitura.
"A crise econômica traz efeitos para todos, mas estamos
trabalhando para minimizar seu impacto na companhia, desonerar seus custos. Ter
um empreendimento colado em uma estação do metrô é uma ótima oportunidade,
temos mais de 4 milhões de usuários por dia", afirma José Carlos Nascimento,
diretor financeiro do Metrô.
Em 2015, a empresa arrecadou R$ 1,7 bilhão com receitas
tarifárias. Em 2016, a companhia espera arrecadar R$ 60 milhões a menos, razão
pela qual deseja alavancar outras fontes de receita.
Obtida pela Folha de São Paulo, a proposta do Metrô prevê 1.700 m² de
área locável, em um total de 4.500 m². A manutenção desse espaço deverá ser
realizada pela iniciativa privada.
Inicialmente batizado de Complexo São Bento, o
empreendimento terá prazo de dez anos de concessão, com possibilidade de renovação
por igual período.
A remuneração mínima esperada pelo Metrô é de R$ 960 mil
anuais, distribuídos entre a arrecadação com aluguel e o alívio em contas de
manutenção, segurança e IPTU.
É exigido ainda um investimento mínimo inicial de R$ 3 milhões
em infraestrutura, com reformas de rede hidráulica e elétrica, instalação de
sistema de exaustão e equipamento de segurança e incêndio.
"Esse empreendimento está do lado da Ladeira Porto
Geral, imaginamos que será muito atraente para quem descer na São Bento para
fazer compras na 25 de Março", avalia José Carlos Nascimento, diretor
financeiro do Metrô.
Nascimento acredita que, com a revitalização, o complexo
também volte a oferecer atrações culturais.
Destinada a operadoras de shoppings, centros comerciais e
consórcios de franquias, a licitação deve ter seu edital publicado até o final
de Setembro de 2016.
Já no caso dos outros empreendimentos, uma audiência pública
será realizada em Outubro de 2016 para que seus planos ainda sejam discutidos.
Segundo a mineradora, foram adotadas todas as ações
judiciais cabíveis para liberar a ferrovia. Além da ação de reintegração de
posse, a empresa informou que ingressará com ação criminal contra os líderes
dos movimentos que obstruíram a ferrovia e seus possíveis financiadores.
Fonte da notícia: Revista Ferroviária/Folha de São Paulo
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