Lançado em 26/01/2011, o
"Disk-Denúncia" do Metrô completa cinco anos e já recebeu neste período
287 mil mensagens. Só em 2015, foram 51.344 SMS, comprovando a eficácia
do serviço.
O principal objetivo do programa de
denúncia por mensagem de celular é facilitar a comunicação do usuário
com o Centro de Controle de Segurança do Metrô, estimulando a
colaboração no combate ao comércio irregular, a comportamentos
inconvenientes, ao vandalismo e outros delitos que possam acontecer nos
trens e estações. O "SMS-Denúncia" funciona 24 horas por dia e garante
anonimato aos denunciantes.
Ao longo de 2015, os assuntos mais
denunciados pelos usuários do Metrô foram comércio ambulante, presença
de pedintes, comportamento inadequado e volume alto de aparelhos
sonoros. Nos últimos anos, diminuíram as mensagens sobre o volume de
aparelhos sonoros após campanhas educativas realizadas pelo Metrô.
Como fazer a denúncia
Atualmente, o serviço recebe, em média,
141 mensagens por dia. Para enviar sua denúncia, o usuário deve colocar
na mensagem de texto o número do (11) 97333-2252 no campo do destinatário.
Na sequência, quando escrever a denúncia, os usuários devem informar os
seguintes dados: características do infrator, a linha em que se
encontra, o número do carro (vagão) do Metrô, em qual sentido está o
trem e a próxima estação.
Instantes após o envio, essa mensagem
chega ao Centro de Controle da Segurança (CCS), onde é registrada,
protocolada e avaliada com base nas informações recebidas. As
ocorrências de segurança pública têm um tempo médio de atendimento de
sete minutos, entre o recebimento do SMS e a chegada dos agentes de
segurança até o local indicado.
O acionamento das equipes de segurança
pode ocorrer de duas formas. Em ocorrências nos acessos, mezaninos e
plataformas da estação, a dupla de segurança mais próxima é acionada via
rádio. Em situações no interior do trem, o número do carro informado na
mensagem é inserido em um sistema informatizado, que identifica a
posição da composição, a via e a estação em que se encontra. Com esses
dados, a dupla de segurança mais próxima do local é acionada, também via
rádio, para realizar o atendimento da ocorrência.
Em ocorrências de outra natureza, no
trem ou na estação, como limpeza ou falha de equipamento, por exemplo, a
informação é repassada ao Centro de Controle Operacional (CCO), que
adota as providências necessárias.
O Metrô conta com mais de
1.100 agentes de segurança, que atuam uniformizados ou à paisana, e mais
de 3 mil câmeras distribuídas ao longo de suas linhas, nos trens e nas
estações. O Metrô também mantém estreita parceria com os órgãos de
Segurança Pública do Estado (Polícias Civil e Militar).
Fonte da Notícia: Metrô
Imagem: Metrô
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