Monotrilho da Linha 15-Prata |
Ele aprovou dos espaços das estações, plataformas e a comunicação visual.
O executivo foi do Aeroporto Internacional de São Paulo, em
Guarulhos, num ônibus da Airport Service, gerenciado pela EMTU, e depois
seguiu até o local de hospedagem de metrô.
O Reino Unido foi o País homenageado no evento.
George McInulty disse que São Paulo deve investir mais em expansão de
sistemas de trilhos, em especial no metrô de alta capacidade. Segundo
ele, transporte público traz crescimento econômico, já que facilita
deslocamentos melhores da mão-de-obra, requalifica o espaço urbano e
cria regiões com mais investimentos e maior redes de serviços.
Enquanto Londres tem 11 linhas de metrô com cerca de 400 quilômetros,
São Paulo possui 79 quilômetros distribuídos em cinco linhas.
Mas quando o assunto é Monotrilho, o executivo disse ter dúvidas
sobre se o modal realmente vai ser suficiente para atender a demanda que
o governo do estado promete, principalmente para a Linha 15-Prata,
entre o Terminal Vila Prudente e a região de São Mateus. O Governador Geraldo
Alckmin declarou que o monotrilho na linha atenderá, quando totalmente
pronto, 550 mil passageiros por dia, quantidade que nem alguns sistemas
de metrô atendem e sem registros anteriores em monotrilhos.
“Um trem carregando 360 passageiros a cada 80 ou 90 segundos é
difícil de conseguir em um sistema de metrô, e fica a dúvida sobre se
isso será possível com monotrilhos. Eu espero que sim” – disse entrevista à Folha de São Paulo.
Obras da Linha 17-Ouro |
A Linha 15-Prata deveria ter 26,7 quilômetros de extensão, 18
estações entre Terminal Vila Prudente e Cidade Tiradentes ao custo R$ 3,5
bilhões com previsão de entrega total em 2012. Agora, o orçamento está
105% mais alto, com o valor de R$ 7,2 bilhões. O custo por quilômetro
sairia hoje por R$ 269 milhões. A previsão de 9 estações agora é para
2018. Está congelado o trecho entre Hospital Cidade Tiradentes e
Iguatemi e Vila Prudente-Ipiranga. O governo do estado promete
atendimento a uma demanda de 550 mil passageiros por dia
A Linha 17-Ouro do Monotrilho deveria ter 17,7 quilômetros de
extensão, com 18 estações entre Jabaquara, Aeroporto de Congonhas e
região do Estádio do Morumbi ao custo de R$ 3,9 bilhões com previsão de
entrega total em 2012. Hoje, o orçamento está 41% mais caro somando R$
5,5 bilhões e a previsão para a entrega de 8 estações até 2017.
Atualmente, o custo por quilômetro seria de R$ 310 milhões. O
monotrilho, se ficar pronto, não deve num primeiro momento servir as
regiões mais periféricas. Assim, os trechos entre Jabaquara e a
Aeroporto de Congonhas e entre depois da Marginal do Rio Pinheiros até a
região do Estádio São Paulo-Morumbi, passando por Paraisópolis, estão
com as obras congeladas. Com este congelamento, não haverá as conexões
prometidas com a Linha 4-Amarela do Metrô na Futura Estação São Paulo-Morumbi, e nem com estação Jabaquara e da Linha 1-Azul do Metrô e
Terminal Metropolitano de Ônibus e Trólebus Jabaquara, do Corredor ABD.
Segundo o site do próprio Metrô, quando estiver totalmente pronto, este
sistema de monotrilho atenderá 417 mil e 500 passageiros por dia.
A Linha 18-Bronze deveria ter 15,7 quilômetros de extensão, com 13
estações entre a região do Alvarenga, em São Bernardo do Campo, até a Estação Tamanduateí, na Capital Paulista ao custo de R$ 4,5 bilhões com
previsão de entrega total em 2015. Agora, o orçamento está 14% mais
caro, chegando a R$ 4,8 bilhões, sem previsão de entrega. O custo hoje
por quilômetro seria de R$ 305 milhões. Como as obras não começaram,
especialistas defendem outro meio de transporte para a ligação, como um
corredor de ônibus BRT, que pode ser até 10 vezes mais barato com
capacidade de demanda semelhante.
O executivo também se impressionou com a quantidade de
estacionamentos em São Paulo, o que para ele é um negócio lucrativo e
indicativo de que os investimentos em transportes públicos não recebem a
atenção que a população merece.
O diretor de Programas de Infraestrutura do metrô de Londres, George
McInulty, disse que os sistemas de transportes devem ter participação
efetiva da população e que é necessário facilitar o acesso aos serviços.
Em Londres, por tecnologia de aproximação – contactless, é possível
pagar as passagens nas catracas com cartão de crédito, sem a necessidade
de um bilhete para transporte, segundo ele.
Fonte da Notícia: Blog Ponto de Ônibus
Imagem de Sérgio Mazzi
Imagem 2: Metrô
Fonte da Notícia: Blog Ponto de Ônibus
Imagem de Sérgio Mazzi
Imagem 2: Metrô
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