Pesquisa

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Operação Comercial da Linha 15-Prata e cobrança de tarifa começaram hoje, 10/08/2015


O Metrô de São Paulo inicia a cobrança de passagem na Linha 15-Prata. A linha é operada por meio de monotrilho e nesta fase a operação é apenas entre as estações Oratório e Vila Prudente, que faz interligação com a Linha 2 (Verde), na Zona Leste da cidade (Foto: Paulo Lopes/Futura Press/Estadão Conteúdo)
Monotrilho da Linha 15-Prata
O Monotrilho da Linha 15-Prata começou a operar comercialmente e com horário ampliado na manhã de hoje (10/08/2015). Inicialmente, o Monotrilho irá funcionar das 7h às 19h em apenas um trecho dos 26,6 km prometidos pelo Governo Estadual, ligando duas estações.

Os trens percorrem 2,9 km entre o Oratório e a Vila Prudente, onde há integração com a Linha 2-Verde do Metrô. O intervalo de circulação é de seis minutos. É o primeiro Monotrilho em operação no país.

A tarifa de R$ 3,50 passa a ser cobrada, com preço igual ao dos bilhetes da CPTM e do Metrô. Durante a fase de testes, que começou em 30/08/2014, o trecho estava aberto gratuitamente, mas só aos fins de semana, das 10h às 15h.

Por causa da inauguração nesta segunda-feira, as visitas controladas foram suspensas semana passadapara a realização dos últimos ajustes nos equipamentos e sistemas.

Quando estiver completa, ligando a Vila Prudente a Cidade Tiradentes, a Linha 15-Prata deve transportar 500 mil pessoas diariamente. Serão 17 estações e 26,6 km de extensão. Os trens do monotrilho trafegam a 15 metros de altura e têm sua operação totalmente automática.
 
Atrasos
 
Em 2009, o então Governador José Serra disse que a expectativa era que a Linha 15-Prata chegasse do Terminal Vila Prudente a São Mateus até 2010, com a expansão até Cidade Tiradentes concluída em 2012.

Depois, em Julho de 2013, a entrega do primeiro trecho foi prometida pelo Governador Geraldo Alckmin para Janeiro de 2014. Quando o prazo chegou, a abertura foi adiada para Março e, finalmente, a operação assistida começou em agosto do ano passado.

Em março deste ano, o secretário Estadual de Transportes, Clodoaldo Pelissioni, afirmou que o desvio do Córrego Mooca, essencial para a construção das próximas três estações da linha, começaria em Abril de 2015 e seria concluído em 15 meses.
 
Explosão
 
Na madrugada de 29 de junho de 2014, quatro pessoas não identificadas tentaram explodir uma das colunas da obra do monotrilho da Linha 15-Prata, segundo investigação da Polícia Civil. O incidente ocorreu em um trecho mais adiante, na Avenida Sapopemba, altura do número 10.200.

Duas bananas de dinamite e dois metros de pavio de pólvora foram afixados com fita adesiva a um dos pilares na Av. Sapopemba.

Policiais ouvidos pelo G1 disseram que, no material apreendido, não havia um detonador. O caso foi registrado como tentativa de explosão no 69º Distrito Policial (DP), Teotônio Vilela.

Além de policiais, vigilantes da obra e testemunhas disseram à equipe de reportagem que suspeitam que a tentativa de explosão da coluna do monotrilho não foi realizada por criminosos profissionais. Para eles, quem afixou os cartuchos explosivos não tinha conhecimento do seu poder de detonação.

Fonte da Notícia: G1-SP
Imagem de Paulo Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário