Composição do Monotrilho da Linha 15-Prata |
Pela quarta vez no ano, o Metrô decidiu adiar o prazo para
extensão do horário de funcionamento do monotrilho da Linha 15-Prata,
que liga as estações Oratório e Terminal Vila Prudente, na Zona Leste da capital.
Com isso, os trens seguem funcionando apenas das 9h às 14h todos os dias, em fase de visita controlada dos passageiros, boa parte
de estudantes e curiosos com a “novidade”, aberta em Agosto de 2014.
A última promessa do Governo Estadual era, até o fim de Junho de 2015, o Monotrilho passar a operar entre 7h e 19h. Antes, o Governador
Geraldo Alckmin havia prometido o funcionamento da linha nos
horário de pico – para atender os trabalhadores e finalmente deixar de
ser uma atração turística – em Maio de 2015. Nada aconteceu e não há prazo para
melhorar.
O cenário das duas únicas estações, dia 29/06/2015,
era de um vazio sombrio. As placas indicavam o funcionamento dos trens
apenas até as 14h.
O motorista Guilherme Santana Souza, de 26 anos, chegou
com a mulher para embarcar às 14h10. Deu com a cara na porta e foram
até a Vila Prudente, para embarcar no Metrô, de ônibus. “Viemos
conhecer a estação, mas o horário de operação é meio curto e nos pegou
de surpresa”, admitiu.
Já a estudante de direito Janaína Vieira, 20, torce para
que o horário seja expandido logo. Ela considera o pequeno trajeto um
ganho para os moradores da região. “Mas funciona pouco tempo. Na volta
precisamos pegar ônibus lotado”, disse.
Na tentativa de resolver as pendências , o Metrô e a
Bombardier, fabricante dos trens, realizaram, na segunda, uma reunião
sobre a extensão do horário da Linha 15-Prata, mas nenhum prazo ficou
acertado. A única definição foi a aplicação de multa à Bombardier.
Reposta do Metrô
O Metrô culpou a Bombardier pelos problemas na operação na
Linha 15-Prata. A ermpresa do governo estadual afirmou que os trens,
produzidos pela multinacional, não têm condições de entrar em operação
total. “Hoje o Metrô notificou e autuou a Bombardier pelo não
cumprimento dos prazos estabelecidos. O Metrô vem cobrando da Bombardier
que as pendências de testes dos trens e dos equipamentos de sinalização
sejam solucionadas. Até o momento, isso não foi feito”, respondeu a
companhia em nota. A Bombardier nada comentou.
Fonte da Notícia: Diário de São Paulo
Imagem de Fernando Giolo
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