Obras da Futura Estação Moema (Linha 5-Lilás) |
Os atrasos nas obras do Metrô e da CPTM pioram as condições do trânsito e da mobilidade urbana
em São Paulo. A produção do SPTV visitou seis linhas que estão em
construção e destacou as promessas não cumpridas pelo Governo de Geraldo
Alckmin para ampliação da malha metroviária e ferroviária na
Grande São Paulo.
A dona de casa Elvira Borges mora em frente ao canteiro de obras da
Futura Estação Brooklin, da Linha 5- Lilás. E reclama do barulho.
“Liguei na secretaria e o moço falou vou ver se quebro o galho pra
senhora e ele resolveu. A gente tem que se firme e falar senão a gente
não aguenta não”, diz.
Um texto, publicado na página do Metrô na internet no dia 27/12/2012, dizia que a expansão da Linha 5-Lilás deveria ficar
pronta em 2015.
O prolongamento tem 11 km de extensão e começa na Estação Adolfo Pinheiro,
em Santo Amaro, e vai até a Chácara Klabin, na Linha 2-Verde. Mas durante
uma visita ao canteiro de obras, no começo de Maio de 2015, o governador disse
que as obras serão concluídas em Março de 2018.
Na Zona Leste, o trajeto do Monotrilho (Linha 15-Prata) entre as
Estações Cidade
Tiradentes e Terminal Vila Prudente está praticamente pronto, mas faltam
as
estações. Apenas 2 das 18 estações da linha Prata foram entregues no
prazo, em 2014. Isso corresponde a 3 km dos 26 km previstos. A linha
ainda opera em fase de testes, das 9h às 14h. Em um vídeo do Governo do
Estado, o Ex-Secretário dos Transportes Metropolitanos prometeu dez
estações para 2015.
O mesmo ocorre com a promessa da Linha 13-Jade da CPTM. Durante um
discurso em Maio de 2012, Geraldo Alckmin afirmou que o Expresso
Aeroporto estaria pronto em 2014 para a Copa do Mundo. A linha vai ligar
as cidades de São Paulo e Guarulhos.
Obras da Futura Estação Ferraz de Vasconcelos (Linha 11-Coral) |
A Linha 17-Ouro do Monotrilho tem trechos praticamente abandonados, onde
não se vê nenhum operário trabalhando. E uma das plataformas o ferro
parece enferrujado.
“Passo todo dia, esse negócio está parado, não sai”, disse o comissário Maurício Trota.
Por causa das obras, uma faixa da Avenida Jornalista Roberto Marinho está interditada e os motoristas reclamam. “Isso aqui tá uma novela na verdade”, afirmou o motorista Adeilson Freitas.
O prazo para entregar o prolongamento da Linha 9-Esmeralda da CPTM, que
hoje vai até a Estação Jurubatuba, termina no meio deste ano. O trem irá
chegar até Varginha e terá mais duas estações.
A Linha 4 Amarela começou a ser feita em 2004 e deveria começar a
funcionar em 2008. No entanto, sete anos depois, ainda faltam 4 estações
para completar menos de 13 km da linha. O consórcio responsável pelas
obras não cumpriu o contrato, que foi suspenso. Apenas as estações
Higienópolis e Oscar Freire serão entregues. Para concluir as estações
São Paulo/Morumbi e Vila Sônia, o estado terá que fazer uma nova
licitação.
“A nossa meta é sair de 71 km de Metrô para 100 km até o final de 2014,
incluindo o monotrilho, operado pelo Metrô”, afirmou o Governador
Alckmin em 2011. Apesar da promessa, o Metrô tem atualmente apenas 78,3
km de extensão.
Neste ano, tiveram início as obras da Futura Linha 6-Laranja, que vai
da Estação São Joaquim até a Brasilândia. A promessa é que a obra fique
pronta em 5 anos.
Outro Lado
O Secretário dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, deu novos prazos para as obras em atraso.
"Teremos que relicitar as estações Morumbi e Vila Sônia e entregaremos
em 2018 pra população", disse sobre a extensão da Linha 4-Amarela.
"Nós tivemos uma ação do Ministério Público dizendo que as licitações
tinham um problema de conluio, o que não ficou comprovado. Nós
entregaremos 9 estações em 2017 e uma em 2018", afirmou sobre a Linha
5-Lilás.
Sobre a Linha 17-Ouro, o secretário disse que teve um problema de
licenciamento ambiental. "Nós tivemos que cumprir 55 exigências pra
manter árvores em ordem. Hoje nós temos o trecho Estação Morumbi da CPTM
e Jardim Aeroporto de Congonhas em plena obras. Nós entregaremos esse
trecho em 2017".
Em relação à Linha 15-Prata, do Metrô a alegação também foi com
licenciamento ambiental e a nova promessa é que em 2017, 10 estações da
linha estarão funcionando.
Em relação à linha Jade da CPTM, o Governo diz que espera recursos da
União. "O governo de São Paulo briga por uma verba do PAC que foi
autorizada em abril de 2014 de R$ 250 milhões para financiamento dos
sistemas de sinalização, telecomunicações, e infelizmente esse recurso
ainda não veio. Isso é fundamental pra gente ter a linha em
funcionamento até 2017, que é o prazo que nos prevemos pra entrega
dessas obras", justificou.
E sobre a Linha 9-Esmeralda da CPTM, o secretário alegou atraso de
recursos do Governo Federal e que a previsão de entrega é 2017.
"Infelizmente essa obra atrasou por conta de atraso em recursos
federais. Nós estamos mantendo as obras em andamento com dinheiro do
tesouro de São Paulo, mas sem a vinda efetiva dos recursos nos nao vamos
conseguir dar um andamento satisfatório".
Em nota, o Governo Federal disse que a Caixa Econômica está revisando a
liberação de recursos para a Linha 9-Esmeralda. Já para a Linha 13-Jade, no
dinheiro só foi contratado para a sinalização, que é uma segunda etapa
da obra.
Fonte da Notícia: G1-SP
Imagem 1: RMeier
Imagem 2: Caco
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