Composição do Monotrilho (Linha 15-Prata) no Pátio Oratório |
No final de Março de 2015, durante vistoria às obras da
Linha 5-Lilás, no Ibirapuera, o Secretário Estadual de Transportes
Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, declarou que o trecho de menos de
três quilômetros entre as estações Terminal Vila Prudente e Oratório da Linha 15-Prata do Monotrilho teria o funcionamento ampliado para 12 horas
diárias, das 7 às 19h, no fim de Abril de 2015, quando também seria iniciada a
cobrança de tarifa. Mas, abril terminou e o transporte continua operando
apenas cinco horas por dia, das 9 às 14h. Questionado, o Metrô, responsável pelo projeto do Monotrilho, não soube
informar a nova previsão para expandir o funcionamento.
Aberto
ao público em Agosto de 2014, o transporte permanece bastante
ocioso. Os trens que saem das estações com intervalos médios de 10
minutos, circulam praticamente vazios. Conforme a Folha de Vila Prudente apurou, a
situação também gera problema aos funcionários da linha que não
conseguem ter seus turnos e escalas definidos por conta da indefinição
do Governo do Estado.
Em
março, para justificar os sucessivos atrasos para ampliar do
funcionamento da linha, o secretário Pelissioni afirmou que enfrentavam
dificuldades com a questão do fornecimento de energia, que é um contrato
entre as empresas Siemens e MPE. Explicou ainda que como a MPE foi
citada na Operação Lava Jato, a Siemens assumiria os serviços para a
linha funcionar comercialmente das 7 às 19h até o final de Abril de 2015. De
acordo com ele, após essa etapa, haveria outro aumento do horário de
funcionamento em agosto.
Indagada
sobre mais um prazo não cumprido, a Companhia do Metropolitano informou
que “já notificou as empresas Bombardier e MPE pelo descumprimento do
cronograma de trabalho nas obras da Linha 15- Prata”. Não foi
justificado o problema com a Bombardier. O Metrô ressaltou ainda, sem
citar qualquer tipo de prazo, que a linha seguirá de Oratório a São
Mateus, com 10 km e mais oito estações, e que neste trecho as obras
prosseguem, incluindo o remanejamento de partes e canalização do Córrego
da Mooca, com mais de 1.220 operários trabalhando. Explicou ainda que o
trecho entre São Mateus e Hospital Tiradentes tem seu andamento
atrelado à duplicação da avenida Ragueb Chohfi, que cabe a Prefeitura.
Fonte da Notícia: Folha de Vila Prudente
Imagem de Sérgio Mazzi
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