Estação Faria Lima (Linha 4-Amarela) inaugurada em 2010 |
As obras da Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo,
anunciada no início da década passada e ainda inacabada, está envolvida
em mais uma polêmica. Parcialmente paralisada, a entrega das últimas
estações, que já foi prometida para várias datas, deve ocorrer apenas em
2018.
O início da obra foi no primeiro semestre de 2004. Em
quase 11 anos, muita coisa mudou no Brasil e no mundo. Veja qual era o
cenário no ano em que foi dado o “pontapé” inicial das obras eternas da
Linha 4-Amarela:
Lula estava em seu primeiro mandato
Quase ninguém sabia o significado da palavra Tsunami. Tragédia na Ásia ocorreu em Dezembro de 2004
George W. Bush ainda estava em seu primeiro mandato
Foi o ano da queda de Fidel Castro
Luciano Huck e Angélica estavam noivos
A principal inovação entre as TVS era essa aqui. Uma tela plana com DVD embutido
Iphone? Nem existia. A moda era o V3, da Motorola
A novela das 21h (na época ainda era das 20h) era Celebridade, com Malu Mader
Foi o ano da Vagabanda em Malhação
E Felipe Dylon estourava com a Musa do Verão
Nos cinemas, a trilogia de Senhor dos Anéis chegava ao fim com o Retorno do Rei
Tarantino sujou sua tela com muito sangue em Kill Bill
Naquele ano o Cantareira enfrentou, até então, sua pior seca e chegou a 16% da capacidade.
Por meio de nota enviada ao Terra, o Metrô esclarece que a Linha 4-Amarela é uma linha construída em duas fases e que a primeira delas começou a operar em 2010. Confira a íntegra da nota:
"Ao comparar a implantação da Linha 4-Amarela de
metrô com os fatos ocorridos no mundo desde 2004, o Portal Terra
simplesmente esquece de mencionar que trata-se de uma linha construída
em duas fases. A primeira, de Luz a Butantã, que foi iniciada em 2004 e
começou a operar em 2010, já transportou mais de 600 milhões de pessoas
desde então. Já são quase cinco anos operando sete estações em 9 km de
extensão, transportando cerca de 700 mil pessoas todos os dias, que é
equivalente a quase o total transportado por todo o Metrô do Rio de
Janeiro. Só para se ter uma idéia, somente a primeira fase da Linha
4-Amarela já é maior do que todo o metrô da Bahia, que tem 7,3 km e
cinco estações. Já as obras da segunda fase foram iniciadas em 2012,
compreendendo as estações Vila Sônia, São Paulo-Morumbi, Oscar Freire,
Higienópolis-Mackenzie e Fradique Coutinho, que foi aberta em 2014."
Fonte da Notícia: Portal Via Terra
Créditos da Imagem Reservados ao Autor
Nenhum comentário:
Postar um comentário