Sede do CCO da Linha 4-Amarela |
O contrato com a ViaQuatro foi o primeiro de PPP
assinado no País. A concessionária já investiu US$ 450 milhões entre
sistemas, equipamentos e trens. São 14 composições (84 carros) para a
primeira fase do projeto e 15 (90 carros) para a segunda fase. Ao longo
dos 30 anos de operação, a ViaQuatro investirá mais de US$ 2 bilhões na
linha.
CCO
Na primeira postagem da série vamos mostrar o CCO da empresa, que fica na Vila Sônia e é responsável por
gerir todo o sistema da linha. Este centro é o cérebro da tecnologia
driverless, que permite a operação automática, sem a necessidade de
condutor. Por ele é possível programar a velocidade e o intervalo dos
trens de acordo com a necessidade, o número de viagens, o tempo de
abertura das portas e incluir mais trens na linha, quando preciso.
Durante a visita, técnicos da empresa nos explicaram que a tecnologia
empregada na sinalização dos trens é o CBTC (Controle de Trens Baseado
em Comunicação). Trata-se do sistema mais moderno do mundo, que neste
caso foi fabricado pela Siemens. Somado este apanhado de sistemas, hoje o
ramal amarelo tem um índice de cumprimentos de viagens na ordem de
99,75% das viagens programadas.
Outro fator importante em que os funcionários fizeram questão de nos
mostrar é em relação a segurança: Mais de 700 câmeras acompanham, em
tempo real, o movimento em toda a linha amarela, no interior dos trens,
nas estações e no pátio de manutenção e estacionamento.
Manutenção
Durante a semana nos horários de pico, dos 14 trens que compõe a
frota da linha, 13 vão para a operação. Um dele fica na manutenção
preventiva, como de praxe em todo sistema metroviário.
Composição da Linha 4-Amarela tomando banho |
Máquina de lavar trens
Também é feito no Patio Vila Sônia a lavagem dos trens, já com água
de reuso afim de haver desperdício em tempos de seca. Semiautomática, a
máquina funciona com ciclos pré-definidos: lavagem do trem, aplicação de
shampoo e desengraxante e enxágue. O tempo médio para a lavagem do trem
é de seis minutos. Já a lavagem da máscara (parte frontal), que é
manual, dura cerca de 40 minutos. Cada um dos ciclos consome 3 mil
litros de água. Parte dela é tratada com produtos químicos e é
reciclada. Assim, a lavagem utiliza água de reuso.
Frenagem regenerativa
Os trens da Linha 4-Amarela possuem um sistema que devolve a energia
gerada pela frenagem à catenária (sistema de distribuição e alimentação
elétrica) e com isso pode ser reutilizada por outras composições. Na
chamada frenagem regenerativa, que ocorre quando as composições circulam
entre 10 km/h e 80 km/h, os motores de tração funcionam como geradores.
Sendo assim, se por ventura houver outro trem na mesma região, ele
pode utilizar a energia produzida por esse sistema. De acordo com os
técnicos da empresa, o consumo desta energia gerada pelo sistema de
frenagem alcança 1.350 MWh/mês. Essa energia equivale ao consumo de
quase 7 Mil residências ao longo do mês considerando o consumo médio de
200 KWh por mês. Estudos feitos pela ViaQuatro apontam que
aproximadamente 45% dessa energia consegue ser aproveitada pelos trens.
Fonte da Reportagem: Portal Via Trolebus
Imagens de Rafael Narchi
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