O governo do Estado decidiu aderir ao bilhete único mensal, projeto
da Prefeitura de São Paulo que permitirá aos passageiros fazer quantas
viagens quiserem de transporte público no período de um mês, por um
preço fixo. Com isso, o Metrô e a CPTM integrarão a rede que aceitará o benefício, e não
apenas os ônibus da SPTrans. Apesar disso, um
bilhete mensal "exclusivo dos trilhos" também deverá ser lançado.
Em uma reunião na manhã desta segunda-feira, 18, o Prefeito Fernando
Haddad e o secretário municipal dos Transportes, Jilmar Tatto,
receberam representantes do Governador Geraldo Alckmin, entre
eles, os secretários dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes,
e da Casa Civil, Edson Aparecido. Os porta-vozes do tucano foram
comunicar o petista da decisão de Alckmin de adotar o bilhete único
mensal, uma das principais promessas de campanha de Haddad para a
mobilidade urbana.
Segundo apurou o Estado, o governo Alckmin planeja
fazer o anúncio oficial da adesão na quinta-feira, 21, ou na
sexta-feira, 22. Uma nova reunião marcada para esta terça-feira, 19,
discutirá se o valor do bilhete único mensal continuará sendo de R$ 140,
que foi prometido por Haddad. O governo do Estado apresentou três
propostas de valor. Agora, com a adesão da rede metroferroviária,
o preço poderá ser maior ou menor, de acordo com uma fonte ouvida pela
reportagem.
Os técnicos de ambos os lados estão discutindo os ajustes que
definirão o valor exato. O bilhete único mensal deve começar a valer
para todos os sistemas no dia 30 de novembro, data anunciada por Haddad e
Tatto no início do mês.
Outro detalhe que ficou estabelecido é que o usuário terá que esperar
30 minutos para poder usar novamente o bilhete único mensal na catraca.
A medida é para evitar fraudes e valerá para ônibus, metrô e trens.
Bilhete 'sobre trilhos'
O Governo do Estado também
estuda criar o seu próprio cartão mensal, exclusivo para a rede
metroferroviária. Ele não valerá para os ônibus da SPTrans, só para o
Metrô e para a CPTM. O custo desse bilhete ainda não foi definido.
Haddad teria "aprovado" a criação desse bilhete na reunião desta
segunda-feira.
Esse novo cartão, porém, teria um papel bastante próximo do chamado
Cartão Fidelidade, que existe desde 2011 no Metrô e na CPTM e que
permite fazer um número limitado de viagens por um preço mais barato ao
longo de uma semana ou de um mês. Oficialmente, a Secretaria Estadual
dos Transportes Metropolitanos não confirmou a criação do novo bilhete
temporal.
"O bilhete único mensal teria um alcance pequeno se não fosse
integrado com o Metrô e a CPTM, ia ser um negócio muito pequeno, que não
ia dar certo", disse uma fonte do governo Alckmin. Segundo ela,
prefeito e governador já haviam conversado sobre o assunto. Na semana
passada, Alckmin fez uma reunião para tratar do assunto.
Com a adesão do sistema sobre trilhos, o interesse pelo bilhete único
mensal deve crescer bastante. Até o começo da semana passada, 120 mil
pessoas já haviam se cadastrado no site da SPTrans para recorrer ao
benefício. A avaliação é de que, com a entrada do Metrô e da CPTM no
"páreo", esse número pode chegar mais rápido perto da projeção inicial
de 2 milhões de interessados.
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