Mega Tatuzão em funcionamento na Linha 5-Lilás |
O Governador Geraldo Alckmin acompanhou nesta quarta-feira, 11, o início
dos trabalhos do Megatatuzão, equipamento que irá cavar um dos túneis
do novo trecho da Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo. A máquina foi
montada no Poço Bandeirantes, próximo à futura estação Campo Belo, e
seguirá com destino à estação Chácara Klabin.
Esse equipamento será o responsável por cavar e revestir com anéis de concreto os 4.800 metros de túnel, entre os poços Bandeirantes e Dionísio da Costa, na região da Vila Mariana. Nesse trecho ficarão as estações Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin.
Podem ser perfurados até 15 metros por dia, instalando ao final 3.241 anéis de concreto. A expectativa é que esse trabalho termine em 22 meses.
O shield, apelidado de Megatatuzão, foi reformulado para trabalhar nas obras da Linha 5. O mesmo equipamento foi usado nas obras da Linha 4-Amarela.
Sua capacidade foi ampliada, com o aumento de seu diâmetro de escavação para 10,58 metros (contra 9,41 metros quando usado na Linha 4). A megaestrutura possui refeitório, cabine de enfermagem, esteira rolante para a retirada do material escavado, além de cabine de comando e equipamentos auxiliares. Para sua operação, serão necessárias 180 pessoas, sendo 50 profissionais em cada turno de trabalho, além de 30 operários para apoio.
Esse equipamento será o responsável por cavar e revestir com anéis de concreto os 4.800 metros de túnel, entre os poços Bandeirantes e Dionísio da Costa, na região da Vila Mariana. Nesse trecho ficarão as estações Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin.
Podem ser perfurados até 15 metros por dia, instalando ao final 3.241 anéis de concreto. A expectativa é que esse trabalho termine em 22 meses.
O shield, apelidado de Megatatuzão, foi reformulado para trabalhar nas obras da Linha 5. O mesmo equipamento foi usado nas obras da Linha 4-Amarela.
Sua capacidade foi ampliada, com o aumento de seu diâmetro de escavação para 10,58 metros (contra 9,41 metros quando usado na Linha 4). A megaestrutura possui refeitório, cabine de enfermagem, esteira rolante para a retirada do material escavado, além de cabine de comando e equipamentos auxiliares. Para sua operação, serão necessárias 180 pessoas, sendo 50 profissionais em cada turno de trabalho, além de 30 operários para apoio.
O
equipamento é o mais moderno e seguro para escavações de túneis, por
meio do sistema de Pressão Balanceada de Terra que compensa as pressões
exercidas pelo terreno e pelo lençol freático. Além disso, ao mesmo
tempo em que escava, também instala os anéis de concreto que reveste e
estrutura o túnel, dessa forma, em nenhum momento o terreno fica exposto
e sem suporte.
Três tatuzões em uma só obra
Além do megatatuzão, outros dois shields menores também serão utilizados para a perfuração da Linha 5. Esses equipamentos foram construídos na Alemanha e transportados para o Brasil em navios. As duas escavadeiras de menor porte irão cavar o túnel entre as futuras estações Adolfo Pinheiro e Campo Belo. Esta será a primeira vez na história que São Paulo terá três shieds operando simultaneamente em uma obra de Metrô.
A obra de ampliação da Linha 5-Lilás faz parte de um conjunto de quatro obras simultâneas que o Governo do Estado executa para a expansão do Metrô, com o investimento de R$ 29,9 bilhões.
Serão mais 11,5 km e 11 novas estações (entre Largo Treze e Chácara Klabin), somando-se aos atuais 8,5 km e seis estações (entre Capão Redondo e Largo Treze) da linha. O primeiro trecho da expansão deverá ficar pronto no início de 2014, com a operação da estação Adolfo Pinheiro. Quando totalmente concluída, a linha deve transportar mais de 780 mil pessoas.
Arte de Obra
Esta semana foi lançado o concurso "Arte de Obra", uma contribuição do Metrô para tornar a cidade de São Paulo mais divertida e colorida. As telas oferecidas aos artistas são os tapumes que cercam as obras da Linha 5-Lilás. Os ganhadores do concurso poderão grafitar seus desenhos nos tapumes das futuras estações, ao lado dos trabalhos de seis dos maiores grafiteiros do Brasil, convidados pelo Metrô.
Três tatuzões em uma só obra
Além do megatatuzão, outros dois shields menores também serão utilizados para a perfuração da Linha 5. Esses equipamentos foram construídos na Alemanha e transportados para o Brasil em navios. As duas escavadeiras de menor porte irão cavar o túnel entre as futuras estações Adolfo Pinheiro e Campo Belo. Esta será a primeira vez na história que São Paulo terá três shieds operando simultaneamente em uma obra de Metrô.
A obra de ampliação da Linha 5-Lilás faz parte de um conjunto de quatro obras simultâneas que o Governo do Estado executa para a expansão do Metrô, com o investimento de R$ 29,9 bilhões.
Serão mais 11,5 km e 11 novas estações (entre Largo Treze e Chácara Klabin), somando-se aos atuais 8,5 km e seis estações (entre Capão Redondo e Largo Treze) da linha. O primeiro trecho da expansão deverá ficar pronto no início de 2014, com a operação da estação Adolfo Pinheiro. Quando totalmente concluída, a linha deve transportar mais de 780 mil pessoas.
Arte de Obra
Esta semana foi lançado o concurso "Arte de Obra", uma contribuição do Metrô para tornar a cidade de São Paulo mais divertida e colorida. As telas oferecidas aos artistas são os tapumes que cercam as obras da Linha 5-Lilás. Os ganhadores do concurso poderão grafitar seus desenhos nos tapumes das futuras estações, ao lado dos trabalhos de seis dos maiores grafiteiros do Brasil, convidados pelo Metrô.
O primeiro grafite sendo feito na estação Eucaliptos, pelo artista Binho Ribeiro. A partir de 01/10, os artistas Anjo (estação Hospital São Paulo), Chivitz (estação Brooklin), Minhau (estação Borba Gato), Nick (estação Boa Vista) e Eduardo Kobra (estação AACD-Servidor) iniciam seus trabalhos nos tapumes do Metrô.
Para participar do concurso Arte de Obra, os interessados devem fazer a inscrição a partir de 11/09 no site www.artedeobrametro.com.br. As obras devem ser de autoria própria e o participante pode enviar quantos desenhos quiser. Uma comissão julgadora, formada pelos seis artistas e representantes da Companhia, selecionará 30 desenhos que passarão por votação popular a fim de eleger os melhores trabalhos. Os vencedores terão acompanhamento profissional para a pintura dos tapumes.
A VELHA SENHORA. DE SEGUNDA A SEXTA AS 19:00 NO BLOG JORNAL DA CPTM. www.jornaldacptm.blogspot.com.br E TAMBÉM NO NOSSO FACEBOOK
O BLOG JORNAL DO METRÔ ESTÁ DE CARA NOVA. CONFIRA www.jornaldometro.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário