O ex-governador de São Paulo José Serra sugeriu à
multinacional alemã Siemens um acordo em 2008 para evitar que uma
disputa empresarial travasse uma licitação da CPTM, de acordo com um
e-mail enviado por um executivo da Siemens a seus superiores na época.
A mensagem relata uma conversa que um diretor da Siemens,
Nelson Branco Marchetti, diz ter mantido com Serra e seu secretário de
Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, durante congresso do
setor ferroviário em Amsterdã.
Na época, a Siemens disputava com a espanhola CAF uma
licitação milionária aberta pela CPTM para aquisição de 40 novos trens, e
ameaçava questionar na Justiça o resultado da concorrência se não
saísse vitoriosa.
A Siemens apresentou a segunda melhor proposta da
licitação, mas esperava ficar com o contrato se conseguisse
desqualificar a rival espanhola, que apresentara a proposta com preço
mais baixo.
De acordo com a mensagem do executivo da Siemens, Serra
avisou que a licitação seria cancelada se a CAF fosse desqualificada,
mas disse que ele e Portella "considerariam" outras soluções para evitar
que a disputa empresarial provocasse atraso na entrega dos trens.
Segundo o e-mail, uma das saídas discutidas seria a CAF
dividir a encomenda com a Siemens, subcontratando a empresa alemã para a
execução de 30% do contrato, o equivalente a 12 dos 40 trens previstos.
Outra possibilidade seria encomendar à Siemens componentes dos trens.
Serra disse à Folha que não se encontrou com executivos das
empresas interessadas no contrato da CPTM e afirmou que a licitação foi
limpa, com vitória da empresa que ofereceu menor preço.
O ex-secretário Portella disse que as acusações são absurdas e que não houve irregularidades na licitação.
O e-mail examinado pela Folha faz parte da vasta
documentação recolhida pelo Cade, do Ministério da Justiça, na investigação aberta para examinar a
prática de cartel em licitações da CPTM e do Metrô de São Paulo de 1998
a 2008.
Os documentos examinados pela Folha não contêm indícios de
que Serra tenha cometido irregularidades, mas sugerem que o governo
estadual acompanhou de perto as negociações entre a Siemens e suas
concorrentes.
Em outra mensagem de Marchetti, de setembro de 2007, o
executivo diz que o governo paulista "gostaria de ver a Siemens
contemplada com pelo menos 1/3 do pacote" da CPTM, em "parceria" com as
outras empresas.
Os documentos foram entregues ao Cade pela própria Siemens,
que fez um acordo com as autoridades brasileiras para colaborar com as
investigações e assim evitar as punições previstas pela legislação para a
prática de cartel.
Procurado pela Folha, o Cade informou que o caso está sob
sigilo e nenhuma informação sobre o assunto poderia ser repassada à
imprensa.
Na licitação dos trens, as negociações da Siemens com a CAF
não deram resultado. A Siemens apresentou recursos administrativos e
foi à Justiça contra a rival, mas seus pedidos foram rejeitados.
A CAF venceu a licitação e assinou em 2009 o contrato com a
CPTM. A empresa espanhola executou o contrato sozinha, sem subcontratar
a Siemens ou outras empresas.
A francesa Alstom também participou dessa concorrência. De
acordo com os documentos entregues pela Siemens, a empresa tinha um
acordo com a rival francesa para dividir o contrato se uma das duas
vencesse a disputa.
Os documentos obtidos pelas autoridades brasileiras mostram
também que, mais tarde, ao mesmo tempo em que negociava com a CAF, a
Siemens discutiu a possibilidade de uma aliança com outra rival, a
coreana Hyundai, contra os espanhóis da CAF.
Fonte da Notícia: Folha de São Paulo
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