Prometida como um grande legado que a Copa deixará, o transporte
sobre trilho nas capitais sede tende a ficar a ver navios. A ANPTrilhos
informou que há risco de que nenhuma das cinco obras de metrô, VLT e
monotrilhos previstas nas cidades sedes da Copa de 2014 fique pronta a
tempo do evento.
O
VLT de Brasilia, os Monotrilhos de Manaus e São Paulo (Linha 17-Ouro) e
o Metrô de Salvador já foram retirados oficialmente do
cromograma da Copa. Já os outros dois projetos, os VLT’s de Fortaleza e
Cuiabá, que estão em obras, estão ameaçados por atrasos em seus
cronogramas de também não ficarem prontos.
O balanço da ANPTrilhos mostrou que os sistemas metroferroviários no Brasil continuam evoluindo de forma muito tímida.
De 2011 para 2012, foram acrescidos apenas 32 km de novos trilhos, que passaram de 996 km para 1.028 km.
A preocupação da associação é que o número de passageiros vem
crescendo muito mais que a extensão do sistema e passou de 2,4 bilhões
para 2,6 bilhões em um ano. A expectativa é que esse volume chegue
próximo dos 3 bilhões em 2013.
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