O Metrô é o meio de transporte preferido para 34% dos passageiros
de um total de 63% que afirmam que, mesmo tendo carro ou moto, usam o sistema
metroviário porque é mais rápido e confiável. A constatação foi obtida pela
pesquisa "Caracterização Socioeconômica dos Usuários e seus Hábitos de Viagem",
realizada pela Companhia Metrô, a cada dois anos, para acompanhar as mudanças
no perfil dos usuários.
Além deste comparativo entre o Metrô e os meios de
transportes individuais, a pesquisa aponta que os usuários do Metrô são
fregueses de longa data. Trinta e oito por cento dos entrevistados usam o metrô
há nove anos ou mais e 90% dos passageiros são usuários habituais, já que
utilizam o sistema de três para mais dias na semana. Normalmente, o tempo médio
da viagem de metrô é de 74 minutos (1h14).
De segunda a sexta-feira, o principal motivo para a
população realizar viagens de metrô é o trabalho e os passageiros são
provenientes de locais cada vez mais distantes das estações. Já aos finais de
semana, o que incentiva as pessoas a usarem o metrô são as possibilidades de
passeio seja para visitar parentes, fazer compras ou curtir as atrações
culturais da cidade. Em 2012, a pesquisa detectou que houve um maior uso
recreativo do metrô nos finais de semana. Esse aumento foi de 6,8% e um dos
principais fatores foi o crescimento de 3% da renda média dos trabalhadores na
Região Metropolitana de São Paulo.
Para 18% dos usuários, a principal alteração na rotina
das viagens foi começar a usar a Linha 4-Amarela. Outro destaque é o aumento
das viagens ônibus-metrô-ônibus e expressivo aumento da integração com carro em
todas as linhas (na Linha 3-Vermelha passou de 2% para 10% e na Linha 5-Lilás
de 0% para 13%).
Usuário Padrão do Metrô - Hoje, o passageiro habitual da rede metroviária é
mulher, de 18 a 34 anos, classe média, com ensino médio concluído ou
universitária, salário de R$ 1.954, que executa funções subalternas e
burocráticas.
Na sua rotina, o uso do Metrô acontece de
cinco a mais dias durante a semana e o principal motivo de seu deslocamento é o
trabalho. Além do Metrô, a maior parte das usuárias se locomove com outra
condução integrada, principalmente ônibus e micro-ônibus.
Nos últimos anos, a pesquisa aponta para a constante
participação feminina no Metrô. Elas correspondem a 58% do número passageiros e
os homens são 42%. A linha que mais transporta mulheres é a 2-Verde (Vila
Madalena-Vila Prudente), com 63% de passageiras, seguindo-se pelas linhas
1-Azul (57%), 5-Lilás (57%) e 3-Vermelha (56%).
No quesito idade, os jovens de 18 a 34 são a maioria
no sistema metroviário. As razões para essa característica é a taxa menor de
desemprego e a utilização dupla do metrô pra a função trabalho e
escola/universidade. A faixa etária predominante é de 25 a 34 anos,
correspondendo a 32% do total de passageiros. Na sequência estão os usuários de
18 a 24 anos, que são 26%. As linhas que mais concentram os jovens são 2-Verde
e 5-Lilás.
Mais da metade dos usuários (54%) possuiu o ensino
médio completo e/ou universitário incompleto. A Linha 5-Lilás é que apresenta
mais passageiros dentro deste perfil. O levantamento também aponta que 32%,
possuem o ensino superior completo e este se concentra na Linha 2-Verde.
A classe predominante no Metrô é a média (B2-C1-C2 do
Critério Brasil), que abrange 65% dos passageiros, seguidos por 34% da classe
alta e 1% da baixa. Setenta e nove por cento têm vínculo empregatício, sendo
que 67% atuam no ramo de serviços, 10% no comércio, 4% no setor agropecuário e
outros, 3% indústria e 16% são inativos ou estudantes.
Outra novidade nesta edição da pesquisa, é que foi
possível identificar que 86% dos passageiros utilizam regularmente a Internet e
44% de todos os usuários já usam a web pelo celular. Além disso, 72% acessam
alguma rede social e 34% já utilizaram algum serviço do Metrô na web, 31% já
entraram na página oficial do Metrô na Internet e 5% e 4%, respectivamente, já
acessaram as contas oficiais da Companhia no facebook e twitter.
Sobre a pesquisa - A pesquisa "Caracterização
socioeconômica dos usuários e seus hábitos de viagem" é realizada a cada dois
anos pela Gerência de Operações do Metrô. O levantamento é feito, por meio, de
uma pesquisa quantitativa. As entrevistas foram aleatórias e realizadas no
momento de embarque nas áreas pagas.
O objetivo do estudo é mapear o perfil do público que
utiliza o modo metroviário, levando em consideração atributos pessoais e
hábitos durante a viagem. A nova edição da pesquisa traz a atualização de 2010
a 2012.
A partir deste estudo, o Metrô consegue planejar suas ações
relacionadas ao sistema de integração, gestão da gratuidade junto ao governo e
outras empresas, bilhetagem, campanhas de orientação de uso do sistema voltadas
para segmentos específicos, oferta de equipamentos operacionais,
comercialização dos espaços e outros.
Para essa edição fixou-se 120 entrevistas
por estação, o que totalizou 7.320 casos. O nível de confiança do estudo é de
95,5%, com margem de erro de 1,17% para mais ou para menos no total do sistema.
Ressalta-se que na pesquisa foi utilizado o critério de classificação social
Brasil adotado desde agosto de 1997 e revisado em janeiro de 2008.
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