Há 13 anos, em 27/5/2000, dava inicio a primeira integração gratuita
entre Metrô e CPTM, inicialmente apenas nas estações Palmeiras-Barra
Funda e Brás. A nova funcionalidade, entretanto foi uma das responsáveis
pelo grande número de passageiros novos no sistema metroviário, somado
claro com a adesão do Bilhete Único nas estações de Metrô. Ou seja, o
passageiro pode percorrer os 74,3 km de Metrô e nos 260,7 km de trilhos
da CPTM com apenas uma passagem.
Somando tudo isso, e os intervalos menores de trens da CPTM, o
sistema metroferroviario beira hoje os 7 milhões de usuários por dia.
Crescendo com o número de passageiros, aumentaram também as falhas, e
cada dia que passa, qualquer anormalidade pode ser motivo para grandes
dores de cabeça aos passageiros. É o preço que nós e o governo pagamos
por investir apenas neste dois modais, e esquecer outros tipos de
transporte, como os BRT’s e até mesmo ocupar de forma ineficiente o uso
do solo urbano.
Hoje, a integração gratuita entre os dois sistemas pode ser feita
também nas estações Luz, Tamanduateí, Pinheiros e Santo Amaro, além de
Tatuapé e Corinthians-Itaquera (estas últimas em horários determinados).
Futuramente as paradas Água Branca e Lapa (L7, L8 da CPTM com L6 e
L20 do Metrô, respectivamente), além das futuras estações Tiquatira
(L12-Safira da CPTM com L2-Verde do Metrô) e São Carlos (L10-Turquesa da
CPTM com L6-Laranja do Metrô) terão integração com ambos os sistemas.
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