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segunda-feira, 27 de maio de 2013

Há 13 anos atrás iniciava em São Paulo a integração Metrô-CPTM

Há 13 anos, em 27/5/2000, dava inicio a primeira integração gratuita entre Metrô e CPTM, inicialmente apenas nas estações Palmeiras-Barra Funda e Brás. A nova funcionalidade, entretanto foi uma das responsáveis pelo grande número de passageiros novos no sistema metroviário, somado claro com a adesão do Bilhete Único nas estações de Metrô. Ou seja, o passageiro pode percorrer os 74,3 km de Metrô e nos 260,7 km de trilhos da CPTM com apenas uma passagem.

Somando tudo isso, e os intervalos menores de trens da CPTM, o sistema metroferroviario beira hoje os 7 milhões de usuários por dia. Crescendo com o número de passageiros, aumentaram também as falhas, e cada dia que passa, qualquer anormalidade pode ser motivo para grandes dores de cabeça aos passageiros. É o preço que nós e o governo pagamos por investir apenas neste dois modais, e esquecer outros tipos de transporte, como os BRT’s e até mesmo ocupar de forma ineficiente o uso do solo urbano.

Hoje, a integração gratuita entre os dois sistemas pode ser feita também nas estações Luz, Tamanduateí, Pinheiros e Santo Amaro, além de Tatuapé e Corinthians-Itaquera (estas últimas em horários determinados).

Futuramente as paradas Água Branca e Lapa (L7, L8 da CPTM com L6 e L20 do Metrô, respectivamente), além das futuras estações Tiquatira (L12-Safira da CPTM com L2-Verde do Metrô) e São Carlos (L10-Turquesa da CPTM com L6-Laranja do Metrô) terão integração com ambos os sistemas.

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