A partir de amanhã, a Companhia do Metrô inicia o processo de licitação para a instalação de agências de viagens e venda de passagens em nove espaços localizados nas estações Ana Rosa, Anhangabaú, Brás, Corinthians-Itaquera, Largo Treze, Luz, Tatuapé, São Bento e Sé. O objetivo dessa concorrência é atrair empresas já consolidadas e de grande porte no setor.
O Estudo de Vocação Comercial, realizado pela Gerência de Negócios da Companhia, revela que o turismo tem uma boa aceitação entre os passageiros, sendo um dos principais itens de interesse para aquisição no Metrô.
Os espaços variam de 4,5 m² a 34,76 m² e estão disponíveis em geral nas áreas de mezanino das estações. A facilidade em ter pontos comercias no caminho de casa amplia o leque de serviços oferecidos aos usuários do Metrô.
Os interessados podem adquirir o edital de "Concessão de licitação para o segmento Agência de Viagens e Venda de Passagens" pelo preço de R$10, na Coordenadoria de Gestão do Processo e de Cadastro de Fornecedores do Metrô, no 2º andar do edifício Cidade II, rua Boa Vista, 175, Centro, nos horários das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, até 17/3.
A abertura das propostas acontecerá no próximo dia 18 de março, na rua Boa Vista, 175, Centro, às 9 horas.
Mais empreendimentos
A Companhia do Metrô prepara várias licitações para diversos segmentos e os editais serão publicados ao longo deste ano (drogarias, perfumaria e higiene pessoal, telefonia móvel e fixa, chocolateria). Atualmente, o Metrô possui 66 lojas espalhadas por suas estações. Outros segmentos de mercado estão em fase de pesquisa e avaliação.
O comércio lojista dentro das dependências da Companhia registrou em 2012 R$ 18,5 milhões. E esse é apenas um dos segmentos que compõem a receita não-tarifária do Metrô, composta de valores obtidos com a locação de espaços, publicidade em trens e estações, participação no faturamento de shopping centers e da administração de terminais rodoviários.
Os espaços disponíveis permitem a divulgação e o consumo para uma grande massa. São quatro milhões de pessoas em média que transitam diariamente pelas 58 estações, o que possibilita a segmentação do público-alvo, a visibilidade do produto e respostas rápidas para o negócio, além de ser um espaço comercial de grande capacidade para as vendas. A renda obtida com a receita não-tarifária é destinada a melhorias e à manutenção do sistema metroviário.
Perfil do consumidor
Um estudo de vocação comercial realizado em maio de 2012 mostra que o público- alvo preferencial para consumir dentro das estações são as mulheres. Na comparação por sexo é possível verificar que as consumidoras são a maioria (55%). A faixa etária predominante de quem adquire produtos no Metrô está entre 18 e 24 anos.
A pesquisa de opinião entre usuários sobre o comércio nas estações revela que 58% dos entrevistados já utilizaram os serviços ou o comércio nas dependências metroviárias. As entrevistas foram realizadas com 600 pessoas, em 10 estações. As escolhidas para amostra foram: Consolação, Vila Madalena, Paraíso, Ana Rosa, Vila Mariana, Tucuruvi, Sé, Corinthians- Itaquera, Palmeiras- Barra Funda e Santo Amaro.
A avaliação do comércio revela que a qualidade dos produtos vendidos nas estações registra 68% de ótimo e bom. O principal motivo que leva os passageiros a fazerem compras no Metrô é o consumo casual. Para 31% dos usuários, a bebida (água, café e suco) é o segmento mais procurado, seguido por 29% para os alimentos e 12% para recarga de celular e livros.
Com 43%, as farmácias, caixas eletrônicos e alimentação rápida (lanches, sucos e salgadinhos) são os mais desejados. Já com índice de rejeição de 37%, as bebidas alcoólicas não agradariam se fossem vendidas nas estações.
A pesquisa revelou também que os usuários aprovam as atividades promocionais relacionadas a ganhar algo de graça nas estações do Metrô. A distribuição de jornais, revistas e brindes é a ação preferida para 89% dos passageiros.
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