O Estado lançará até o início de abril a licitação para a primeira fase da
Linha 18-Bronze do Metrô, que ligará a Estação Tamanduateí, na Capital, até o
Paço de São Bernardo. O secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir
Fernandes, espera que as obras sejam iniciadas até dezembro deste ano. A previsão de
conclusão é 2015.
No fim do ano, cronograma publicado no EIA/Rima (Estudo e Relatório de
Impacto Ambiental) do empreendimento previa que a construção fosse iniciada em
junho deste ano, prazo que não será cumprido em razão dos trâmites
burocráticos.
Após o lançamento do edital, o Estado escolherá a proposta vencedora em 90
dias. A assinatura do contrato, no entanto, poderá sofrer outros atrasos se as
empresas derrotadas entrarem com recursos na Justiça contestando o resultado do
certame. O investimento previsto é de R$ 4,1 bilhões, sendo que R$ 1,7 bilhão
será repassado pelo governo federal.
Fernandes explica que os esforços da Pasta ficaram concentrados em outra
licitação do Metrô, a da Linha 6-Laranja, que ligará a Vila Brasilândia, na Zona
Norte, até a Estação São Joaquim, no Centro da Capital. O edital para a
concorrência internacional foi lançado no fim de janeiro. "Os entraves da Linha
6 servirão de elementos prontos para a Linha 18. Por exemplo, na Linha 6
discutíamos como ficaria a carga tributária. A presidente Dilma (Rousseff) criou
legislação desonerando tributariamente", comenta o secretário.
Outra facilidade apontada pelo titular da Pasta no monotrilho do Grande ABC é
o fato de a via ser toda aérea, o que diminui o número de desapropriações
necessárias. Para a Linha 6, 406 imóveis foram decretados como de utilidade
pública. Para a Linha 18, ainda não foi divulgado o total de propriedades. No
entanto, a previsão inicial apontada pelo EIA/Rima é de que sejam removidos 203
mil m² de área, divididos em 17 blocos. Parte dos campi da Fundação Santo André
e do Instituto de Engenharia Mauá podem dar lugar ao traçado do Metrô.
DIADEMA - O secretário confirmou que irá solicitar estudos para estender a
futura Linha 17-Ouro (Jabaquara-Morumbi) a Diadema. Fernandes afirmou que a
possibilidade ainda não havia sido estudada pelo Metrô, e que o pedido para que
fosse feita a avaliação partiu do governador Geraldo Alckmin. O único
projeto de rede futura que já está sendo feito é o de trazer a futura Linha
20-Rosa até o bairro Rudge Ramos, em São Bernardo. A primeira fase do
itinerário, prevista para 2021, ligará a Estação Cerro Corá, na Lapa, até Moema,
na Zona Sul de São Paulo. O complemento deve sair do papel somente em 2025
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