Mapa da Futura Linha 6-Laranja do Metrô |
O Novo Secretário dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo
Pelissioni, disse ontem que seu maior desafio é atenuar a
superlotação dos trens e metrô de São Paulo.
Para lidar com este problema, Pelissioni crê na entrega de novas
linhas e estações, mesmo sabendo que o atual ritmo está lento. Este ano
só serão entregues 2 novas estações de Metrô (Oscar Freire e
Higienópolis-Mackenzie), que já estão há 11 anos em obras, e não haverá
expansão da rede, visto que ambas estão no meio da Linha 4-Amarela.
“Temos que ampliar a rede de trens e metrô e garantir a qualidade
existente, que é boa, mas precisamos ter uma rede maior para atender
mais pessoas e melhor ainda. (A lotação) é o maior desafio nosso.”
Questionado sobre o ritmo lento das obras, herdado do ex-secretário
Jurandir Fernandes, Pelissioni afirmou que vem fazendo “um grande
diagnóstico” da situação.
“(Estamos fazendo) muito planejamento, levantando os problemas. São
obras complexas. Além das obras, você tem a parte da operação do trem.
Rodovia, a gente apronta a via, sinaliza e está pronta. Lá, tem que
aprontar o trilho, o túnel, os trens, a energia, o sistema, mas
esperamos sim ter um projeto para que possamos concluir o maior número
de estações e quilômetros de metrô e trens.”
Já sobre a Linha 6-Laranja, que deveriam ter suas obras começadas ano
passado, e mesmo assim já estariam atrasadas, o secretário disse que
as obras começam no primeiro semestre deste ano. A Linha 6-Laranja será
construída e operada pela iniciativa privada.
Já as desapropriações serão feitas pelo Governo do Estado. Pelissioni
disse que cerca de 10% das desapropriações necessárias à construção já
foram feitas, segundo ele. Essas expropriações chegaram a ser barradas
na Justiça, porque alguns juízes entenderam que elas não poderiam ser
pagas com dinheiro público.
Fonte da Notícia: Portal Via Trólebus
Créditos da Imagem Reservados ao Autor
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