Atual rampa de transferência entre essas estações |
O problema da superlotação
do túnel de passageiros entre as Estações Paulista e Consolação, nas
Linhas 2-Verde e 4-Amarela do Metrô de São Paulo, será resolvido com
três intervenções distintas, incluindo duas novas saídas para a rua. A
mais ambiciosa das soluções prevê a construção de outra passagem
subterrânea entre as duas paradas, paralela à existente, disse ontem o
presidente da Companhia do Metropolitano, Luiz Antonio Carvalho Pacheco.
Em
entrevista, o dirigente afirmou que essa construção, especificamente,
deverá custar entre R$ 20 milhões e R$ 25 milhões e levar cerca de dois
anos para terminar - a previsão é de que a escavação comece em 2014. “É
uma obra complexa, você não tem muito acesso ao túnel e as duas estações
estarão operando. É difícil.”
Quando
esse túnel estiver pronto, funcionará com o fluxo dos passageiros em
apenas um sentido - provavelmente o da Estação Paulista. Desta forma, o
que existe hoje e está superlotado terá usuários seguindo para a
Consolação, desafogando-o substancialmente.
Em
setembro, uma pane nas esteiras rolantes dessa passagem deixou 20
feridos. Oito meses antes, outro acidente no mesmo local, sempre cheio,
culminou no ferimento de 11 passageiros. Na época, o Ministério Público
Estadual abriu um inquérito para investigar a segurança da passagem, por
onde circulam, segundo dados de 2011, 98 mil pessoas por dia. Uma das
recomendações do promotor Maurício Ribeiro Lopes foi a de remoção das
esteiras rolantes.
Pacheco
falou ontem que a sugestão poderá ser acolhida. “Estamos pensando a
partir da implementação (desse túnel novo) desativar as próprias
esteiras (do túnel atual).” A passagem que já funciona, com 195 metros
de comprimento, opera no limite de sua capacidade desde sua abertura, em
2010.
Saída
Outra
medida que será adotada é a construção de uma nova saída do complexo
das Estações Paulista e Consolação na Avenida Paulista, perto da esquina
com a Rua da Consolação, onde funcionava o antigo acesso para pessoas
com deficiência da Estação Consolação.
Além
dessa, um novo acesso será feito na Rua Bela Cintra. “Vai ser só saída,
da Linha 4 diretamente para a rua.” As obras devem ser entregues em
2013. Pacheco não informou quanto custarão as duas intervenções
Fonte
da Notícia:
A VELHA SENHORA. DE SEGUNDA A SEXTA AS 19:00 NO BLOG JORNAL DA CPTM. www.jornaldacptm.blogspot.com.br E TAMBÉM NO NOSSO FACEBOOK
O BLOG JORNAL DO METRÔ ESTÁ DE CARA NOVA. CONFIRA www.jornaldometro.blogspot.com.br
O
BLOG JORNAL DA CPTM ESTÁ DE CARA NOVA. CONFIRA www.jornaldacptm.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário