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terça-feira, 8 de outubro de 2013

Governador decreta como Utilidade Pública as áreas usadas para a construção da Linha 15-Prata

O Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, decretou a utilidade pública de cinco áreas que serão utilizadas para as obras da Linha 15 - Prata do Metrô. Com a assinatura do Decreto nº 59.571, publicado no Diário Oficial desta  sexta-feira (04/10), ficam liberados bens imóveis em cinco áreas com o tamanho total de 6.662,7 m² nas regiões da Vila Prudente e de São Mateus, visando a construção da estação Jequiriçá, além de melhorias na avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello.

Na região de São Mateus, três áreas na avenida Ragueb Chohfi, próximo à rua Minas de Santa Fé, serão utilizadas para a construção da estação Jequiriçá, parte da terceira fase da linha. Somadas, as áreas chegam a 4.965 m². Outros 1.697,7 m² serão utilizados para o alargamento de um trecho da avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, próximo à avenida do Oratório, na região da Vila Prudente. No local, encontra-se, em fase final de construção, a estação Oratório, prevista no primeiro trecho da linha.

Com a declaração de utilidade pública de uma área, o Metrô comunica oficialmente os proprietários dos imóveis, orientando-os sobre o processo de desapropriação, além de realizar o atendimento pontual com cada morador. A Comnpanhia também disponibiliza um canal exclusivo com a comunidade, prestando atendimento especial à população impactada pelas suas obras de expansão, esclarecendo dúvidas e fornecendo informações para diminuir os transtornos causados.  

Com investimento de R$ 5,4 bilhões, a Linha 15-Prata completa, de Ipiranga até o Hospital Cidade Tiradentes, terá 26,6 km de extensão, 18 estações e 2 pátios de estacionamento de trens, com capacidade para  28 trens cada. A demanda prevista no projeto funcional da Linha 15 - Prata é de cerca de 500 mil passageiros/dia.

A opção pelo monotrilho para esta linha leva em consideração a demanda de passageiros na região, além de seu menor custo de implantação e prazo mais curto para a construção em relação ao metrô convencional. A construção de ciclovia, junto com o projeto paisagístico que inclui o plantio de árvores  , vai fazer parte do processo de reurbanização do canteiro central das avenidas sobre as quais os trens vão passar. Todas as estações também contarão com bicicletários.

A execução das obras foi dividida em quatro trechos, sendo que o Trecho 1 (entre as estações Vila Prudente e Oratório) está previsto para o início de 2014.

Trecho 1: Vila Prudente - Oratório: com 2,9 km e 2 estações (Vila Prudente e Oratório);

Trecho 2: Oratório - São Mateus: com 10,1 km e 8 estações (São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstoi, Vila União, Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus);

Trecho 3: São Mateus - Hospital Cidade Tiradentes: 11,4 km e 7 estações (Iguatemi, Jequiriçá, Jacu-Pêssego, Érico Semer, Marcio Beck, Cidade Tiradentes e Hospital Cidade Tiradentes.).

Trecho 4: Ipiranga - Vila Prudente: com 2,2 km e 1 estação (Ipiranga - conexão com a Linha 10 da CPTM);

Fonte da Notícia: Metrô

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