O Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, decretou a
utilidade pública de cinco áreas que serão utilizadas para as obras da
Linha 15 - Prata do Metrô. Com a assinatura do Decreto nº 59.571,
publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (04/10), ficam liberados
bens imóveis em cinco áreas com o tamanho total de 6.662,7 m² nas
regiões da Vila Prudente e de São Mateus, visando a construção da
estação Jequiriçá, além de melhorias na avenida Professor Luiz Ignácio
de Anhaia Mello.
Na região de São Mateus, três áreas na avenida Ragueb
Chohfi, próximo à rua Minas de Santa Fé, serão utilizadas para a
construção da estação Jequiriçá, parte da terceira fase da linha.
Somadas, as áreas chegam a 4.965 m². Outros 1.697,7 m² serão utilizados
para o alargamento de um trecho da avenida Professor Luiz Ignácio de
Anhaia Mello, próximo à avenida do Oratório, na região da Vila Prudente.
No local, encontra-se, em fase final de construção, a estação Oratório,
prevista no primeiro trecho da linha.
Com a declaração de utilidade pública de uma área, o
Metrô comunica oficialmente os proprietários dos imóveis, orientando-os
sobre o processo de desapropriação, além de realizar o atendimento
pontual com cada morador. A Comnpanhia também disponibiliza um canal
exclusivo com a comunidade, prestando atendimento especial à população
impactada pelas suas obras de expansão, esclarecendo dúvidas e
fornecendo informações para diminuir os transtornos causados.
Com investimento de R$ 5,4 bilhões, a Linha 15-Prata
completa, de Ipiranga até o Hospital Cidade Tiradentes, terá 26,6 km de
extensão, 18 estações e 2 pátios de estacionamento de trens, com
capacidade para 28 trens cada. A demanda prevista no projeto funcional
da Linha 15 - Prata é de cerca de 500 mil passageiros/dia.
A opção pelo monotrilho para esta linha leva em
consideração a demanda de passageiros na região, além de seu menor custo
de implantação e prazo mais curto para a construção em relação ao metrô
convencional. A construção de ciclovia, junto com o projeto
paisagístico que inclui o plantio de árvores , vai fazer parte do
processo de reurbanização do canteiro central das avenidas sobre as
quais os trens vão passar. Todas as estações também contarão com
bicicletários.
A execução das obras foi dividida em quatro trechos,
sendo que o Trecho 1 (entre as estações Vila Prudente e Oratório) está
previsto para o início de 2014.
Trecho 1: Vila Prudente - Oratório: com 2,9 km e 2 estações (Vila Prudente e Oratório);
Trecho 2: Oratório - São Mateus:
com 10,1 km e 8 estações (São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstoi, Vila
União, Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus);
Trecho 3: São Mateus - Hospital
Cidade Tiradentes: 11,4 km e 7 estações (Iguatemi, Jequiriçá,
Jacu-Pêssego, Érico Semer, Marcio Beck, Cidade Tiradentes e Hospital
Cidade Tiradentes.).
Trecho 4: Ipiranga - Vila Prudente: com 2,2 km e 1 estação (Ipiranga - conexão com a Linha 10 da CPTM);
Fonte
da Notícia: Metrô
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