Ontem, o Metrô de São Paulo recebeu a Licença
Ambiental Prévia para a futura Linha 18-Bronze, que vai ligar a capital à
cidade de São Bernardo do Campo, pelo sistema de monotrilho.
Com a LAP, expedida pela Cetesb,
já é possível prosseguir com os trâmites licitatórios para a construção da linha,
que será feita por meio de PPP e deverá custar cerca
de R$ 3 bilhões. Ainda na primeira quinzena de julho será realizada uma
Audiência Pública para a elaboração do edital. A previsão é a de que as obras
comecem em 2014.
A Linha 18 vai ligar as
cidades de São Paulo, São Caetano do Sul, Santo André e São Bernardo do Campo,
contemplando o bairro Alvarenga. A linha vai permitir a integração entre
as linhas 2-Verde, 10-Turquesa, além do Corredor São Mateus-Jabaquara, da
EMTU.
Em uma primeira fase, a Linha 18 contará com 14,9 km de extensão e
13 estações: Tamanduateí; Goiás; Espaço Cerâmica; Estrada das Lágrimas;
Praça Regina Matiello; Instituto Mauá; Afonsina; Fundação Santo André; Winston Churchill;
Senador Vergueiro; Baeta Neves; Paço Municipal (São Bernardo); e Djalma Dutra,
onde fará integração com um novo corredor de ônibus que será construído
pela Prefeitura de São Bernardo.
Com a linha em funcionamento, 25 trens vão atender à demanda
diária de 314 mil pessoas, permitindo uma ligação mais rápida entre os
municípios do ABC e a rede metroferroviária de São Paulo. Também será
construído um pátio de estacionamento, manutenção e manobras.
Fonte da Notícia: Metrô de São Paulo
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