A futura linha 6-Laranja do Metrô, que vai ligar a Brasilândia, na Zona Norte,
até a região central de São Paulo, ganhou ontem sua primeira
licença ambiental. O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) aprovou por
unanimidade o estudo e o relatório de impacto ambiental (EIA/Rima) do
empreendimento.
A licença prévia emitida pelo órgão é a primeira etapa do licenciamento. Agora, o governo do estado tem de pleitear a licença de instalação, o que deve ocorrer em breve. Nesta quarta, o governador Geraldo Alckmin deverá anunciar o lançamento do edital para a realização da obra. A expectativa do governo do estado é que as obras da nova linha metroviária sejam iniciadas em julho de 2014 - no ano passado, o governo estimava que o início seria em 2013.
O vice-governador Guilherme Afif Domingos viajou na Londres nesta semana para se encontrar com empresários e tentar atrair parceiros. A linha 6 será construída por meio de uma PPP (parceria público-privada), que é um contrato de prestação de serviços ou obras. As empresas são pagas diretamente pelo governo para realizar uma tarefa, no caso, construir a linha de metrô. Podem ainda obter parte de seu retorno financeiro explorando o serviço - no caso do Metrô, ficam com parte do dinheiro pago pelos usuários.
O investimento previsto para a linha é de R$ 7,8 bilhões - metade disso sairá dos cofres do estado, e a outra metade, das empresas que firmarem a PPP.
Trajeto
Na sua primeira fase, a Linha 6-Laranja ligará a estação São Joaquim, já existente na Linha 1-Azul, à futura estação a ser construída no bairro de Vila Brasilândia. A linha passará por bairros como Sumaré e Higienópolis - uma estação que ficaria na Avenida Angélica encontrou resistência dos moradores locais.
O trajeto terá 15,9 km incluindo pátios e 15 estações: Brasilândia, Vila Cardoso, Itaberaba - Hospital Vila Penteado, João Paulo I, Freguesia do Ó, Santa Marina, Água Branca, Pompéia, Perdizes, Cardoso de Almeida, Angélica - Pacaembu, Higienópolis - Mackenzie, 14 Bis, Bela Vista e São Joaquim. O governo projeta que 29 trens irão atuar ao longo do percurso. Ela fará conexão com outras linhas da CPTM e do Metrô, com a Linha 4-Amarela.
A intenção do Metrô é, posteriormente, aumentar em linha a partir da Estação São Joaquim em direção à Zona Leste, passando por estações como a Mooca, da CPTM, e chegando até o bairro de Cidade Líder. A outra ponta, que inicialmente vai até a Brasilândia, também será estendida até a região da Rodovia dos Bandeirantes, passando pelo futuro centro de convenções de Pirituba, o Piritubão.
Desapropriações
Em maio de 2012, o governo de São Paulo decretou a desaproriação de 406 imóveis nos bairros paulistanos da Freguesia do Ó, Lapa, Barra Funda, Perdizes, Consolação, Bela Vista e Liberdade. Eles serão desocupados por via amigável ou judicial para dar lugar ao futuro trecho da linha 6 - Laranja do Metrô
A licença prévia emitida pelo órgão é a primeira etapa do licenciamento. Agora, o governo do estado tem de pleitear a licença de instalação, o que deve ocorrer em breve. Nesta quarta, o governador Geraldo Alckmin deverá anunciar o lançamento do edital para a realização da obra. A expectativa do governo do estado é que as obras da nova linha metroviária sejam iniciadas em julho de 2014 - no ano passado, o governo estimava que o início seria em 2013.
O vice-governador Guilherme Afif Domingos viajou na Londres nesta semana para se encontrar com empresários e tentar atrair parceiros. A linha 6 será construída por meio de uma PPP (parceria público-privada), que é um contrato de prestação de serviços ou obras. As empresas são pagas diretamente pelo governo para realizar uma tarefa, no caso, construir a linha de metrô. Podem ainda obter parte de seu retorno financeiro explorando o serviço - no caso do Metrô, ficam com parte do dinheiro pago pelos usuários.
O investimento previsto para a linha é de R$ 7,8 bilhões - metade disso sairá dos cofres do estado, e a outra metade, das empresas que firmarem a PPP.
Trajeto
Na sua primeira fase, a Linha 6-Laranja ligará a estação São Joaquim, já existente na Linha 1-Azul, à futura estação a ser construída no bairro de Vila Brasilândia. A linha passará por bairros como Sumaré e Higienópolis - uma estação que ficaria na Avenida Angélica encontrou resistência dos moradores locais.
O trajeto terá 15,9 km incluindo pátios e 15 estações: Brasilândia, Vila Cardoso, Itaberaba - Hospital Vila Penteado, João Paulo I, Freguesia do Ó, Santa Marina, Água Branca, Pompéia, Perdizes, Cardoso de Almeida, Angélica - Pacaembu, Higienópolis - Mackenzie, 14 Bis, Bela Vista e São Joaquim. O governo projeta que 29 trens irão atuar ao longo do percurso. Ela fará conexão com outras linhas da CPTM e do Metrô, com a Linha 4-Amarela.
A intenção do Metrô é, posteriormente, aumentar em linha a partir da Estação São Joaquim em direção à Zona Leste, passando por estações como a Mooca, da CPTM, e chegando até o bairro de Cidade Líder. A outra ponta, que inicialmente vai até a Brasilândia, também será estendida até a região da Rodovia dos Bandeirantes, passando pelo futuro centro de convenções de Pirituba, o Piritubão.
Desapropriações
Em maio de 2012, o governo de São Paulo decretou a desaproriação de 406 imóveis nos bairros paulistanos da Freguesia do Ó, Lapa, Barra Funda, Perdizes, Consolação, Bela Vista e Liberdade. Eles serão desocupados por via amigável ou judicial para dar lugar ao futuro trecho da linha 6 - Laranja do Metrô
O FERROVIÁRO,
UMA NOVELA SOBRE TRENS. DE SEGUNDA A SEXTA NO BLOG JORNAL DA CPTM. www.jornaldacptm.blogspot.com.br
E TAMBÉM NO NOSSO FACEBOOK
Nenhum comentário:
Postar um comentário