Levantamento do site “Fiquem Sabendo”
aponta que a quantidade de panes notáveis no sistema metroviário de São
Paulo cresceu 27% no período entre 2011 e 2015. A pesquisa exclui a
Linha 4-Amarela, que é operada por uma concessionária privada, a
ViaQuatro.
De acordo com o estudo feito com base na lei de acesso as
informações, o número de panes saltou de 58 em 2011 para 74 e 2015. Ao
mesmo tempo, o número de passageiros transportados cresceu cerca de 3%,
de 1,087 bilhão em 2011 para 1,116 bilhão em 2015, nas 4 linhas operadas
pelo Metrô.
Panes por linhas
Os dados ainda revelam que a Linha 1-Azul foi a que mais registrou
aumento no número de falhas. Em 2011 eram 15 enquanto em 2015 foram 29
falhas, ou seja, quase o dobro. Por outro lado, a Linha 3-Vermelha havia
registrado em 2011, 14 falhas notáveis. No ano seguinte foram 35, e em
2015, 22 problemas, evidenciando redução no número de restrições na
ligação entre Itaquera e Barra Funda.
Ao mesmo tempo em que aumentam as ocorrências na Linha 1-Azul, e
diminuem na Linha 3-Vermelha, o número de composições novas e reformadas
em ambas as linhas também são diferentes: Na Linha 1-Azul, ainda rodam 14 trens
da Frota A da década de 1970 e 4 trens da Frota D de década de 1980.
Já na Linha 3-Vermelha, operam apenas trens novos ou reformados,
inclusive com trens da Frota G, originalmente adquiridos para rodar na
Linha 2-Verde. Neste período do levantamento, todos os trens da Frota H
(7 composições) foram realocados da Linha 1-Azul para a Linha 3-Vermelha.
O que diz o Metrô?
Em resposta a publicação, o Metrô de São Paulo diz que o número de panes esta dentro do aceitável mundialmente. “No
ano de 2015, o número de quilômetros percorridos aumentou na comparação
ao realizado em 2014. Em 2015, foram percorridos 18,9 milhões de
quilômetros pelos trens do Metrô. No ano de 2014, os trens haviam
percorrido 18,1 milhões de quilômetros. Ou seja, um aumento de 4,5% na
quilometragem percorrida”, diz a nota.
A companhia diz ainda que esta diferença no número de quilômetro percorrido, “apresenta estabilidade entre os anos de 2014 e 2015, mantendo-se dentro dos padrões internacionais de qualidade e segurança”. A empresa diz ainda que sua rede é considerada internacionalmente como um dos dez melhores do mundo.
Mesmo com o aumento no número de falhas, o sistema ainda é
considerado confiável em relação aos demais meios de transporte. Segundo
a pesquisa “Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município
(IRBEM)”, realizada pelo Ibope em 2014 com 1512 moradores, o Metrô de
São Paulo é o terceiro colocado no ranking de confiança da população da
capital paulista. Foram avaliadas 24 instituições e órgãos públicos.
O Metrô obteve 71% de confiança entre os paulistanos, ficando atrás dos Correios (com 82%) e pelo Corpo de Bombeiros (93%).
Fonte da Notícia: Portal Via Trólebus
Imagem: Fiquem Sabendo
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