Com o anúncio de novos prazos na entrega das futuras estações do
sistema metroviário de São Paulo, somado a guerra ideológica partidária
instalada em nosso país, sobretudo nas redes sociais, o Governo do
Estado de São Paulo se vê em uma maré de criticas por conta dos já
conhecidos atrasos.
A grande mídia, sabedora do que rende discussão que reverbera em
acessos e vendas de jornais aproveita a onda e não economiza nas
criticas.
O último episódio envolveu a Linha 15-Prata. A reportagem do jornal “Folha de São Paulo”
compara o monotrilho da Vila Prudente com um trem fantasma, ainda que a
linha opere com um pouco mais de 3 km de operação em horário reduzido: “Esse
é o cenário diário no monotrilho da zona leste de São Paulo, obra do Governo Geraldo Alckmin que parece um trem-fantasma se comparada a
qualquer transporte público da cidade” – diz a reportagem, que
ainda menciona que as obras estão paradas e questiona o fato da
“descoberta” do córrego Mooca tardiamente, que teria acarretado nos
atrasos.
Um dos textos ainda compara o elevado do monotrilho com o Elevado
Costa e Silva, o minhocão, grande trauma do paulistano, que acabou por
degradar a região em que foi erguido.
Metrô rebateu a reportagem
O Departamento de imprensa do Metrô rebateu a matéria, apontando
sensacionalismo na abordagem, em um tom incomum adotado pela empresa,
cujo o Governo do Estado é seu maior acionista:
“A reportagem “Trem-Fantasma” ignora que o monotrilho da Linha
15,-Prata transporte novo e inédito no Brasil, esteja em testes. O título é
sensacionalista e não tem lógica dada a condição atual do trecho, que
opera em fase de visita controlada e gratuita. São erradas também as
informações sobre falha no projeto e paralisação das obras. A questão
das galerias pluviais foi identificada no projeto básico e a solução no
projeto executivo. As obras de correção do córrego serão iniciadas já em
abril. As demais obras da extensão da Linha 15 estão em andamento e não
há paralisações. O infográfico que ilustra a matéria deixou de
apresentar as novas Linhas 6-Laranja e 18-Bronze. São sete grandes empreendimentos do
Metrô, que acrescentarão 104,5 km de trilhos à rede.“
Fonte da Notícia: Portal Via Trólebus
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