Composição I15 do Metrô (Linha 1-Azul) |
O Governo do Estado de São Paulo entregou ontem (12/05/2016), as respostas ao TCE sobre
prejuízo de R$ 332 milhões ao Metrô por causa de repasses de diferenças
tarifárias de integrações para a ViaQuarto, empresa operadora da Linha 4-Amarela, a única companhia privada que até o momento opera o sistema
metroferroviário.
Agora, os técnicos do TCE vão analisar as justificativas e podem
pedir outros esclarecimentos em casos de dúvidas ou sugerir punições se
constatarem irregularidades.
Dois pedidos de esclarecimentos foram encaminhados à Secretaria de
Transportes Metropolitanos na semana passada, um do conselheiro Sidney
Beraldo e outro assinado pela conselheira Cristiana de Castro Moraes.
Os valores que totalizaram R$ 332 milhões foram repassados entre 2011 e 2014.
Segundo Governo do Estado, a prioridade de pagamentos para a concessionária da Linha 4-Amarela é prevista no contrato firmado em 2006.
Em nota, a Secretaria de Transportes Metropolitanos nega irregularidades:
“O que ocorreu foi simples correção de um lançamento contábil
equivocado pelo Metrô em seu Relatório de Administração, na medida em
que não havia uma obrigação legal ou contratual com o Estado que desse
suporte jurídico ao reconhecimento da pretensa dívida… A Assembleia de
Acionistas aprovou, em 30/10/2014, o balanço após firmado o compromisso
entre Governo do Estado e Metrô, de buscar no exercício seguinte o
equacionamento para a questão contábil … O Estado, interessado na saúde
econômica-financeira do Metrô, firmou em 2015 termo de acordo
assegurando o aporte de recursos com a finalidade de equacionar os
efeitos da diferença entre o valor retirado pelo Metrô de acordo com as
regras de rateio tarifário e o valor da tarifa pública. O Metrô reitera
que não houve prejuízo aos usuários e tampouco na qualidade dos serviços
oferecidos pela companhia”
Fonte da Notícia: Blog Ponto de Ônibus
Imagem: Metrô
Nenhum comentário:
Postar um comentário