Pesquisa

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Monotrilho da Linha 15-Prata funcionará 12 horas por dia ainda em Abril de 2015


Composição do Monotrilho da Linha 15-Prata
Durante vistoria às obras da Linha 5-Lilás, no Ibirapuera, o Secretário Estadual de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, declarou que o trecho de menos de três quilômetros entre as estações Terminal Vila Prudente e Oratório da Linha 15-Prata do Monotrilho será ampliado para 12 horas de funcionamento diário no final do mês, com início da cobrança de tarifa. Aberto ao público em agosto passado, por enquanto, o transporte opera apenas das 9 às 14h, gratuitamente.

“A ideia era expandir o horário nos primeiros dias de Abril de 2015, mas enfrentamos dificuldades com a questão da energia, que é um contrato entre as empresas Siemens e MPE. Porém, a MPE está com problema na Operação Lava Jato. Então, a Siemens está assumindo os serviços e, até o final de abril, a Linha 15 passará a funcionar comercialmente das 7 às 19h”, explicou Pelissioni.

O secretário não soube informar quando o monotrilho começará a operar no mesmo período do metrô convencional, das 4h40 à 0h. “Estamos trabalhando em etapas, e a próxima, depois da expansão de horário no final de abril, é estender ainda mais este atendimento em agosto”, informou Pelissioni.

Novas estações

Embora negue erro de projeto, em Dezembro de 2014 o Metrô passou a admitir que, para construir as três estações restantes na Avenida Anhaia Mello: São Lucas, Camilo Haddad e Vila Tolstoi, precisará desviar o Córrego da Mooca, que passa sob a via, atrasando ainda mais a entrega do novo trecho do monotrilho. A última previsão anunciada para a inauguração das novas paradas era final de 2015.

Mas, o que todos já esperavam foi confirmado por Pelissioni nesta semana: “Em abril começaremos as obras para desviar o córrego. Esse trabalho vai demorar 15 meses e, a partir do seu término, em 2016, será possível iniciar a construção das três estações restantes da Anhaia Mello”.

O Monotrilho está projetado para ter 26,3 quilômetros de extensão, com 18 estações, ligando o Ipiranga à Cidade Tiradentes. O anúncio de início das obras do transporte na Anhaia Mello foi no final de 2009, pelo então Governador José Serra, em visita ao São Lucas. Na ocasião, a promessa era funcionar já em 2010.
 
Fonte da Notícia: Folha de Vila Prudente
Imagem de Sérgio Mazzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário