Estação Tamanduateí (Linha 2-Verde) |
Se a crise econômica, que teve início na crise fiscal, afeta o
desempenho da Prefeitura de São Paulo para a expansão da malha de
corredores de ônibus, o mesmo fator interfere na arrecadação do Governo Estadual e, como
consequência, no ritmo de obras de ampliação da malha de Metrô e para os
três Monotrilhos.
Na LDO referente a 2017, enviada
pela gestão de Geraldo Alckmin para a Assembleia Legislativa, o Governo
do Estado de São Paulo prevê uma queda de arrecadação na ordem de R$
16,5 bilhões.
A receita para 2017 será de R$ 193,5 bilhões. Para este ano, já com a
correção da inflação, a receita prevista é de R$ 210 bilhões.
As previsões de despesas, como consequência, também tiveram queda.
Mantendo o ritmo de investimento para este ano, a gestão Alckmin deve
aplicar R$ 205,6 bilhões. Já para 2017, a previsão é de R$ 191,7
bilhões.
Poderes relacionados ou indiretos à administração, mas que dependem
de verbas estaduais, terão autonomia para cortar gastos por conta
própria. Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Defensoria do
Estado e Ministério Público do Estado de São Paulo podem publicar atos
estabelecendo o total de verbas a serem contingenciadas caso haja
necessidade ao longo de 2017.
Outra novidade no documento é que empresas e autarquias com
participação do Estado, como o Metrô e a Sabesp, deverão buscar receitas
próprias e outras alternativas para expansão das atividades. Esta
previsão não constava nas últimas edições da LDO.
Assim, por exemplo, o metrô deverá buscar mais alternativas de receita.
Na proposta, o Governo do Estado colocou estimativas de avanço de
obras e modernizações em diversas áreas. Para transporte e mobilidade
as principais previsões são:
– Linha 4-Amarela : avanço de 25% nas obras
– Linha 17-Ouro: avanço de 20% nas obras linha
– Linha 15-Prata: avanço de 14% nas obras
– Linha 18-Bronze: sem previsão
– Construção da Rodovia do Contorno da Tamoios Litoral Norte: avanço de 30% nas obras
– Trecho Norte do Rodoanel: avanço de 27,5% nas obras
– Modernização de barcos de travessias litorâneas: 10% de renovação de frota
Fonte da Notícia: Blog Ponto de Ônibus
Imagem: Galeria da Arquitetura
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