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quinta-feira, 5 de maio de 2016

Com queda de investimentos, Governo sugere que Metrô busque receitas próprias

Estação Tamanduateí (Linha 2-Verde)
Se a crise econômica, que teve início na crise fiscal, afeta o desempenho da Prefeitura de São Paulo para a expansão da malha de corredores de ônibus, o mesmo fator interfere na arrecadação do Governo Estadual e, como consequência, no ritmo de obras de ampliação da malha de Metrô e para os três Monotrilhos.

Na LDO referente a 2017, enviada pela gestão de Geraldo Alckmin para a Assembleia Legislativa, o Governo do Estado de São Paulo prevê uma queda de arrecadação na ordem de R$ 16,5 bilhões.

A receita para 2017 será de R$ 193,5 bilhões. Para este ano, já com a correção da inflação, a receita prevista é de R$ 210 bilhões.

As previsões de despesas, como consequência, também tiveram queda.

Mantendo o ritmo de investimento para este ano, a gestão Alckmin deve aplicar R$ 205,6 bilhões. Já para 2017, a previsão é de R$ 191,7 bilhões.

Poderes relacionados ou indiretos à administração, mas que dependem de verbas estaduais, terão autonomia para cortar gastos por conta própria. Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Defensoria do Estado e Ministério Público do Estado de São Paulo podem publicar atos estabelecendo o total de verbas a serem contingenciadas caso haja necessidade ao longo de 2017.

Outra novidade no documento é que empresas e autarquias com participação do Estado, como o Metrô e a Sabesp, deverão buscar receitas próprias e outras alternativas para expansão das atividades. Esta previsão não constava nas últimas edições da LDO.

Assim, por exemplo, o metrô deverá buscar mais alternativas de receita.

Na proposta, o Governo do Estado colocou estimativas de avanço de obras e modernizações em diversas áreas.  Para transporte e mobilidade as principais previsões são:

– Linha 4-Amarela : avanço de 25% nas obras
– Linha 17-Ouro:  avanço de 20% nas obras linha
– Linha 15-Prata: avanço de 14% nas obras
– Linha 18-Bronze: sem previsão
– Construção da Rodovia do Contorno da Tamoios Litoral Norte: avanço de 30% nas obras
– Trecho Norte do Rodoanel: avanço de 27,5% nas obras
– Modernização de barcos de travessias litorâneas: 10% de renovação de frota 

Fonte da Notícia: Blog Ponto de Ônibus
Imagem: Galeria da Arquitetura

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