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quarta-feira, 18 de junho de 2014

Ministério do Trabalho interdita obras da Linha 17-Ouro após morte de operário/Ministry of Labour forbidden works of Line 17-Gold after death of worker

Desabamento de Viga matou operário semana passada
A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em São Paulo interditou as operações de içamento e fixação das vigas em toda a extensão da construção da Linha 17 – Ouro do Monotrilho
Dia 09.06.2014, um operário morreu nessa obra após a queda de uma viga.

O Monotrilho, sistema de trens elevados, vai ligar o bairro do Morumbi ao do Jabaquara, passando pelo Aeroporto de Congonhas, que fica próximo ao local do acidente.

Serão ao todo 18 quilômetros de trilhos e 18 estações, com interligações com linhas do Metrô e da CPTM.

O primeiro trecho deve ficar pronto em 2014, fazendo a ligação do Aeroporto de Congonhas à rede de transporte metropolitano.

O anúncio da interdição ocorreu na noite de ontem, depois de uma reunião com técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas.

Segundo o superintendente Luiz Antônio de Medeiros, auditores fiscais que vistoriaram a obra depois do acidente concluíram que a maneira como o içamento e a fixação vem sendo feitos colocam os operários em risco.

“A conclusão é que não dá para continuar porque pode cair novamente.”

De acordo com ele, na colocação das vigas, não pode haver contato direto entre o concreto da viga e o da base.

Medeiros explicou que o Consórcio Monotrilho Integração, responsável pela obra, usa um pino para fazer essa ligação que não oferece segurança. “É um pino que balança, fica solto.”

O consórcio Monotrilho Integração informou que está cumprindo a determinação da Superintendência Regional do Trabalho.

“As atividades de lançamento e ajustes de vigas foram paralisadas imediatamente após o acidente, com o objetivo de garantir transparência e agilidade na apuração das causas”, diz a nota.

A empresa ressaltou ainda que segue todas as normas de segurança vigentes e que presta todo apoio à apuração dos fatos.

Fonte da Notícia: Revista Exame
Imagem: G1

The Regional Labour and Employment in Sao Paulo banned lifting operations and fixing the beams to the fullest extent of the construction of Line 17 - Gold Monorail
06/09/2014 day, a worker died this work after a falling beam.
The Monorail, elevated rail system will connect to the neighborhood of Morumbi Jabalpur, passing through the Congonhas Airport, which is near the crash site.
Are altogether 18 km of track and 18 stations, with connections to the subway lines and the CPTM.
The first section should be ready in 2014, linking from Congonhas Airport to the metropolitan transport network.
The announcement of the ban occurred yesterday evening, after a meeting with officials of the Technological Research Institute.
According to the superintendent Luiz Antonio de Medeiros, tax auditors who toured the work after the accident concluded that the way hoisting and fixing has been done put the workers at risk.
"The conclusion is that you can not continue because it can fall again."
According to him, the placement of the beams, there can be no direct contact between the concrete beam and the base.
Medeiros explained that the Monorail Integration, responsible for the project, the Consortium uses a pin to make that connection that offers no security. "It's a pin that balance gets loose."
The Integration Consortium reported that Monorail is fulfilling the determination of the Regional Labour.
"The launch activities and settings beams were halted immediately after the accident, in order to ensure transparency and flexibility in the determination of the causes," says the note.
The company also stressed that follows all safety standards and providing all the support to finding the facts.

Source of News: Revista ExamePicture: G1

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