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O sistema CBTC, trata-se de uma tecnologia que permite que a distância
entre os trens seja reduzida sem comprometer a segurança. A distância
mínima, hoje de 150 metros, cairá para 20 metros. O Governo contratou a
empresa Alstom em 2008, por R$ 750 milhões.
No entanto, houve atrasos para implantação da tecnologia, e o prazo
foi postergado várias vezes. O Ex-presidente da companhia, Peter Walker
chegou a classificar o sistema como “um problema”.
A nova promessa é na Linha 2 para este ano e linhas 1 e 3 para 2014. O
Metrô afirma que São Paulo é a primeira cidade da América do Sul a
implantar o sistema CBTC e, por isso, os testes realizados na Linha
2-Verde são complexos e programados por trechos para minimizar o impacto
aos usuários.
“Estão sendo desenvolvidos softwares específicos que proporcionarão
menor intervalo entre os trens, maior conforto aos usuários e segurança
do sistema”, disse a companhia. Segundo o Metrô, a cada teste do
software, os técnicos analisam os resultados obtidos e, caso seja
necessário algum ajuste, uma nova versão do programa pode ser elaborada.
“Por conta dessa complexidade, pode ocorrer a necessidade de um teste
complementar. O Metrô já concluiu a instalação entre as estações Vila
Prudente e Sacomã.” Para garantir a segurança dos usuários, segundo a
companhia, o Metrô só vai liberar o sistema para operação após a
conclusão de todos os testes.
A Linha 4-Amarela já opera com o sistema CBTC, fornecido pela Siemens. Será implantando também nas Linhas 8, 10 e 11 da CPTM.
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