Estação Paulista (Linha 4-Amarela) |
A concessionária
ViaQuatro, que administra a Linha 4-Amarela do Metrô, vai construir mais
um túnel para facilitar a baldeação entre as Estações Paulista, da
Linha 4-Amarela, e Consolação, da Linha 2-Verde do Metrô. A ideia é diminuir o
tempo de travessia dos atuais 8 minutos e 20 segundos, em média, para 4
minutos e 40 segundos.
Os cálculos são do Metrô e da ViaQuatro. A
obra deve começar até o início de 2017, sem previsão de entrega.
"O formato do túnel atual causa um gargalo", observa o Secretário Estadual de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni. Em média,
22,5 mil passageiros passam por ali por hora nos horários de pico. Os
estudos da companhia apontam que essa quantidade pode saltar para mais
de 35 mil pessoas em 2019, com a chegada dos futuros usuários da Linha
6-Laranja e das extensões das Linhas 5-Lilás e da própria Linha 4-Amarela.
Essa nova travessia substitui a antiga ideia de abrir uma saída
para passageiros pela Rua Bela Cintra. As simulações feitas até agora
também levaram ao abandono pelo Estado da ideia de alargar a passagem
atual, que tem 300 metros.
O gargalo surge no "cotovelo" formado pelos corredores próximos do
mezanino da Linha 4-Amarela, que recebem passageiros dos dois lados. Com a nova
proposta, os usuários que desembarcam pela Estação Paulista terão acesso
exclusivo pela passagem nova (que deve ter cerca de 50 metros a mais,
apesar da redução no tempo final de trajeto) até a área das esteiras.
Da mesma maneira, quem desce na Consolação vai continuar usando o
túnel que já existe na parte final do trajeto, mas não terá de dividir
espaço com pessoas no fluxo contrário.
Na prática, o cenário só ficará igual ao atual nos cerca de 90
metros de esteiras, que continuarão sendo de "mão dupla". Procurada, a
ViaQuatro explicou que, "até a presente data, há estudos de
alternativas, porém, sem definição do traçado".
Para acelerar o novo túnel, o governo planeja passar a execução
para a ViaQuatro. A proposta já teve parecer favorável da
Procuradoria-Geral do Estado e aguarda posicionamento do Conselho
Paulista das Parceria
"A concessionária privada vai fazer o projeto. Eu aprovo
tecnicamente, com a ajuda do Metrô, eles me apresentam os valores e
podemos negociar se o pagamento vai ser em dinheiro ou ampliando o prazo
da concessão (hoje de 30 anos)", afirmou Pelissioni. A expectativa é de
que sejam feitos aditivos contratuais.
Lotação extrema na Estação Pinheiros (Linha 4-Amarela) |
Aprovado
Especialistas consultados pela reportagem gostaram da ideia. O
engenheiro Roberto Kochen, professor aposentado do Departamento de
Infraestrutura da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
(Poli-USP), considera que "a melhor solução" é um novo túnel, em vez do
alargamento do existente, o que poderia ser prejudicial para a operação
da Linha 2-Verde.
"Precisa ampliar a capacidade porque chegou a uma situação de
saturação. (A passagem) Foi subdimensionada e tem mais pessoas do que
poderia absorver", explicou o especialista.
Nestor Tupinambá, representante do Metrô no sindicato dos
engenheiros e arquitetos da companhia (Aeamesp), considera o alargamento
até inviável. "Poderia afetar por onde os trens passam. Isso vale para
qualquer túnel, em qualquer profundidade."
Lotação
Semana passada, uma pane elétrica da Linha 1-Azul
prejudicou a circulação nas Linhas 2-Verde, 3-Vermelha e a fluidez na
interligação entre as Estações Paulista e Consolação. A reportagem levou
nove minutos entre as plataformas. Procurado, o governo estadual
respondeu que o tempo habitual para o trajeto em horário de pico foi
mantido mesmo com a falha.
Os passageiros dizem que a travessia lenta é normal,
independentemente de haver problemas ou não no sistema de transporte
sobre trilhos. Os esbarrões viram brigas em um ambiente sobrecarregado.
"Sempre lota. Já vi muita briga dentro do túnel, gente se
empurrando e ameaçando bater porque encostou em outra pessoa", disse a
analista de comércio exterior Bárbara Lima, de 22 anos. O gerente
financeiro Laudeci Carpe, de 51 anos teme não ter "para onde correr",
caso algo mais grave aconteça dentro do túnel.
"Se tem um tiroteio aqui dentro, uma briga mais complicada ou qualquer outra emergência, meu medo é ser pisoteado pelas pessoas
desesperadas."
Escadas rolantes
Além dessa alteração na região da Avenida Paulista - considerada
mais complexa -, a ViaQuatro também vai instalar mais escadas rolantes
na Estação Pinheiros, na integração com a Linha 9-Esmeralda da CPTM que também tem problemas de
lotação.
De acordo com a Secretaria Estadual, no pico da manhã são 25 mil
usuários na baldeação e outros 26,9 mil no pico da noite, em ambos os
sentidos.
Fonte da Notícia: Correio Popular
Imagem 1: IG
Imagem 2: YouTube
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