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terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Obras da Linha 17-Ouro podem ser retomadas em Março de 2016

Canteiro de obras da Linha 17-Ouro abanadonado
Parte das obras do Monotrilho da Linha 17-Ouro, da Zona Sul de São Paulo, que estão paradas desde o final de 2015 deve ser retomada no mês de Março de 2016.

A previsão é do Secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, que semana passada, participou com o Governador Geraldo Alckmin da cerimônia de conclusão da abertura do túnel para a implantação do prolongamento da Linha 5-Lilás do Metrô.

As obras do Monotrilho às quais Pelissioni se referiu são relativas à construção de um pátio de manobras e de estruturas que estavam sob a responsabilidade do consórcio formado pelas empresas Andrade Gutierrez e CR Almeida.

Segundo o secretário, as empresas que ficaram em segundo lugar na concorrência se interessaram em assumir as obras.

No início deste ano, o Metrô rescindiu o contrato com Consórcio Monotrilho Pátio alegando que as empresas tinham reduzido os ritmos das obras.

Em nota, a Andrade Gutierrez, uma das responsáveis pelo consórcio, disse que os atrasos se deram por responsabilidade do Metrô e que no dia 10/12/2015 entrou na justiça para rescindir o contrato das obras.

“Há meses as empresas buscam uma negociação com o Metrô em relação aos problemas enfrentados nas obras, como a falta de liberações de frentes de serviço, fornecimento de projetos executivos e interfaces com demais contratos da Linha 17-Ouro, atividades estas de responsabilidade do Metrô de São Paulo.”

O Metrô respondeu dizendo que a construtora omitiu informações e que foi derrotada na Justiça.

O Monotrilho da Linha 17-Ouro deveria ter sido concluído em 2012, mas as obras seguem em ritmo muito lento e a escolha do modal passou a ser contestada.

O Governo do Estado de São Paulo, em Agosto de 2015, anunciou o congelamento da previsão de início das obras de 17 das 36 prestações que foram previstas inicialmente para os monotrilhos das Linhas 15-Prata e 17-Ouro.  As obras da Linha 18-Bronze estão sem previsão de início.

Estas estações ficam nos extremos das Linhas 15-Prata e 17-Ouro.

Na Linha 15-Prata, não devem ser iniciadas tão já as obras entre o Hospital Cidades Tiradentes e Iguatemi e entre o Terminal Vila Prudente e Ipiranga.

No caso da Linha 17-Ouro, as estações entre o Morumbi e a região da Favela do Paraisópolis e entre o Aeroporto de Congonhas e o Jabaquara estão sem cronograma definido.

Não há previsão para o início das obras nestes trechos das duas linhas.

Fonte da Notícia: Blog Ponto de Ônibus
Imagem: Portal R7

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