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quinta-feira, 7 de maio de 2015

Governo de SP não sabe informar novo prazo para ampliar o horário de funcionamento da Linha 15-Prata


Composição do Monotrilho (Linha 15-Prata) no Pátio Oratório
No final de Março de 2015, durante vistoria às obras da Linha 5-Lilás, no Ibirapuera, o Secretário Estadual de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, declarou que o trecho de menos de três quilômetros entre as estações Terminal Vila Prudente e Oratório da Linha 15-Prata do Monotrilho teria o funcionamento ampliado para 12 horas diárias, das 7 às 19h, no fim de Abril de 2015, quando também seria iniciada a cobrança de tarifa. Mas, abril terminou e o transporte continua operando apenas cinco horas por dia, das 9 às 14h. Questionado, o Metrô, responsável pelo projeto do Monotrilho, não soube informar a nova previsão para expandir o funcionamento.

Aberto ao público em Agosto de 2014, o transporte permanece bastante ocioso. Os trens que saem das estações com intervalos médios de 10 minutos, circulam praticamente vazios. Conforme a Folha de Vila Prudente apurou, a situação também gera problema aos funcionários da linha que não conseguem ter seus turnos e escalas definidos por conta da indefinição do Governo do Estado.

Em março, para justificar os sucessivos atrasos para ampliar do funcionamento da linha, o secretário Pelissioni afirmou que enfrentavam dificuldades com a questão do fornecimento de energia, que é um contrato entre as empresas Siemens e MPE. Explicou ainda que como a MPE foi citada na Operação Lava Jato, a Siemens assumiria os serviços para a linha funcionar comercialmente das 7 às 19h até o final de Abril de 2015. De acordo com ele, após essa etapa, haveria outro aumento do horário de funcionamento em agosto.

Indagada sobre mais um prazo não cumprido, a Companhia do Metropolitano informou que “já notificou as empresas Bombardier e MPE pelo descumprimento do cronograma de trabalho nas obras da Linha 15- Prata”. Não foi justificado o problema com a Bombardier. O Metrô ressaltou ainda, sem citar qualquer tipo de prazo, que a linha seguirá de Oratório a São Mateus, com 10 km e mais oito estações, e que neste trecho as obras prosseguem, incluindo o remanejamento de partes e canalização do Córrego da Mooca, com mais de 1.220 operários trabalhando. Explicou ainda que o trecho entre São Mateus e Hospital Tiradentes tem seu andamento atrelado à duplicação da avenida Ragueb Chohfi, que cabe a Prefeitura.
 
Fonte da Notícia: Folha de Vila Prudente
Imagem de Sérgio Mazzi

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