Trem do Monotrilho da Linha 15-Prata em Testes Finais na Zona Leste |
Após inúmeros atrasos, o primeiro sistema de monotrilho da capital
paulista deve começar a funcionar amanhã. A
informação foi divulgada pelo Secretário Estadual
dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, que atribuiu a
demora a protocolos de segurança necessários para que os trens possam
circular. Somente em outubro, mês das eleições, nas quais o Governador
Geraldo Alckmin é candidato, a linha passará a funcionar todos os
dias da semana, em horário comercial.
"A nossa ideia é sexta-feira fechar o assunto para começar a fazer as
visitas controladas no sábado e no domingo. O impasse todo está na
homologação do trem", explicou Fernandes, após visita à Estação
Palmeiras-Barra Funda, na Linha 3-Vermelha, na zona oeste.
Para ser autorizada a rodar com passageiros, disse o dirigente, a
composição precisa passar por 300 horas de testes, feitos por
engenheiros para aferir os parâmetros técnicos do trem. "Depois dessas
300 horas, vem um termo de segurança. É isso o que a Bombardier
(fabricantes das composições) não tem ainda."
Além disso, o secretário afirmou que a operação com passageiros só
começará quando as duas vias do monotrilho -- que são suspensas e ficam a
cerca de 15 metros do chão -- estiverem prontas. "A via número um teve
um curto-circuito um mês atrás. Consertar é rápido, mas aí você tem que
fazer o reset do computador."
Nova Estação Oratório (Linha 15-Prata). |
Quando as Estações Terminal Vila Prudente e Oratório do monotrilho passarem a
funcionar, estará inaugurada a sexta linha metroviária da capital
paulista. O ramal terá a denominação de Linha 15-Prata e ficará
integralmente na zona leste da cidade.
O Metrô já está administrando a Linha 15 entre as
9h e as 14h, diariamente. No restante do dia, a quem assume o ramal é a
empresa Bombardier, para continuação dos ajustes finais. Durante o mês
de setembro, o ramal só operará em sábados e domingos, em horários
restritos e gratuitamente. "O desconto que estamos dando é que é a
primeira vez que rodam um monotrilho desta dimensão."
O prazo de inauguração do transporte
foi adiado para o início de 2014 e, desde então, adiado diversas vezes.
A última promessa era entregar o ramal, que no começo terá apenas 2,9
km de extensão, em 26 de julho, o que não se concretizou.
Quando a Linha 15-Prata estiver pronta, terá 26,6 km e 18 estações, ligando a
Vila Prudente à Cidade Tiradentes. Ela custará R$
6,4 Bilhões para obras.
Fonte da Notícia: Diário da CPTM
Imagens de Diário da CPTM e Metrô
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